Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

O Casal Perfeito - Almirante e Mrs. Croft

É difícil não nos rendermos a este casal. Comungam de uma felicidade imensa que transpira em cada frase que Jane escreve sobre eles. São duas almas feitas uma para a outra, o carácter amigável e passivo do Almirante Croft contrasta com a confiança e abertura de Mrs. Croft. Mas o que sobressai neste casal é a sua descontracção perante tudo e todos. A sua mente aberta varreu-lhes muitos preconceitos, isto possivelmente graças aos muitos anos fora da sempre atenta sociedade inglesa e da quantidade de realidades que enfrentaram e conheceram nas suas viagens marítimas.

 

Este casal tem de facto bastante simbolismo. Parecem servir de prenúncio para aquilo que virá a ser o casamento de Anne e Wentworth. O amor de ambos é igualmente constante e tem sobrevivido a muitas tempestades, é um casal sem falsas modéstias, sempre muito divertido, sem preconceitos – lembro-me agora da passagem do livro em que Anne sobe para a tipóia com eles, e o Almirante e Mrs. Croft se apertam no banco de dois lugares para dar espaço a Anne e de como a conversa deles durante esse percurso é tão relaxada e despreocupada; ou da conversa de Mrs. Croft no jantar quando entra numa luta de argumentos com o irmão a propósito das mulheres nos navios.

 

São um claro símbolo de felicidade, aliás, Persuasão está repleto de casais felizes, cada um à sua maneira - Mr. e Mrs. Musgrove, Captain Harville e Mrs. Harville. E saliento que não é algo comum às outras obras de Jane, que casais tão felizes e completos encontramos em O&P ou S&S ou mesmo Parque de Mansfield? Em Emma temos Mr. e Mrs. Weston, em Abadia de Northanger, Mr. e Mrs. Morland e Mr. e Mrs. Allen, sim, é certo, mas um casal tão feliz, completo e em pé de igualdade como com Almirante e Mrs. Croft, acho que não encontramos – neste casal, não há uma mulher por detrás de um grande homem; há antes uma grande mulher ao lado de um grande homem.

 

Levanto ainda uma questão que nunca me sai da cabeça, porque razão este casal não terá filhos? Alguma sugestão?

 

 

3 comentários

Comentar post