Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Emma Woodhouse

Ann Kronheimer Ashley Benham Paper Dolls

 

 

Emma Woodhouse, protagonista da obra "Emma" de Jane Austen.

Antes de começar o romance, Austen escreveu: "Vou criar uma heroína que poucos, para além de mim, irão gostar".

 

Na primeira frase do livro, apresenta-nos a personagem como "Emma Woodhouse, linda, inteligente e rica". Ao longo da história apercebemo-nos de que também é bastante mimada e um tanto ou quanto convencida.

Emma cresceu numa família rica em Highbury. A sua mãe faleceu ainda ela era muito pequena. Tem uma irmã, Isabella. Cresceu aos cuidados da sua perceptora - Miss Taylor e sob a protecção do pai, uma personagem muito peculiar.


Emma Woodhouse julga conhecer os corações dos outros e joga com os seus sentimentos, arranjando pares para cada um. Intitula-se a responsável pelo casamento de Miss Taylor e Mr. Weston e resolve tentar mais uma vez, juntando a sua mais recente amiga - Harriet Smith com Mr.Elton.

Recusa o casamento para si. Nunca amou sequer. Mas no desenrolar da história imagina-se apaixonada por Mr. Churchill, embora depressa se aperceba que não.


Mr. Knightley um grande amigo e cunhado também, está sempre atento às faltas de Emma para que ela melhore e as evite. Embora seu crítico, é também seu admirador e é com ele que Emma descobrirá os meandros do amor.


Emma foi levada para os ecrãs com as actrizes:

Um agradecimento ao blogue Jane Austen em Português

que disponibilizou a imagem

 

2 comentários

Comentar post