Porque amo Mr. Knightley
(foto retirada daqui)
Quase todas as leitoras de Jane Austen amam Mr. Darcy.
Digo "quase" para não ser extremista e dizer que "todas" amam Mr. Darcy. Eu confesso que também amo inúmeros aspectos em Mr. Darcy, mas o meu coração foi completamente arrebatado por Mr. Knightley desde a primeira vez que li "Emma".
Mr. Knightley tem uma excelência difícil de ser explicada. Sempre que leio "Emma", acabo por imaginar as expressões, os olhares, as palavras dele. Ele é, em tudo o que faz e diz, ponderado, atento, gentil, sábio e correcto. Como eu aprecio um homem que sabe ser gentil e correcto! Eu o imagino como um observador atento e reflectido. Alguém que não se precipita nem se deixa levar por comentários alheios. Todas as acções dele regem-se por princípios e valores de rectidão. É alguém cujo o discurso corresponde às suas acções. Se pensarmos bem, isto não é uma coisa rara somente na nossa actualidade. Se tivermos em conta os outros personagens masculinos de "Emma", tais como Mr. Elton e Frank Churchill, constatamos que a dissimulação era prática social corrente. Diria até que ele é, utilizando uma expressão corrente, "a voz da razão" na vida de Emma.
Em quem terá se inspirado Jane Austen para criar um personagem com semelhante grandeza de carácter? Terá sido apenas resultado de um conjunto de características do homem que ela consideraria ideal? Estas são interrogações que me coloco vezes sem conta.
Devo manifestar aqui a minha gratidão à querida Jane por nos ter concedido um personagem tão completo e fascinante como Mr. Knightley.
