Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

debutante

 

 

 

 

Nunca poderei esquecer a primeira vez que li um livro de Jane Austen. Foi o primeiro livro que eu requisitei quando fiz um cartão de utente na Biblioteca Municipal da cidade onde vivia. Logo que a funcionária entregou-me o cartão para as mãos eu sabia perfeitamente o livro que eu queria. Dirigi-me directamente para a estante de literatura inglesa e lá estava: “Orgulho e Preconceito”. Um livro de capa de luxo azul marinho com letras vermelhas. Com 16 anos e, até aquele dia, eu não sabia quem era Jane Austen. O que possuía era uma enorme curiosidade de conhecer aquele livro de que tanto via outros escritores a citar. Tornou-se uma obsessão lê-lo. A temática clássica e de época sempre foi fonte de fascínio. Confesso que “Orgulho e Preconceito” ensinou-me a ser ainda mais exigente quanto às minhas leituras. Posso dizer, que há cinco livros que releio com frequência e este é um deles.

 

Não é, contudo, o meu preferido. Quem possui o primeiro lugar no meu coração é “Persuasão”. É o meu preferido não por o considerar o melhor. É, entre os escritos de Jane, o livro com o qual eu mais me identifico. Acho que Anne Elliot é tantas vezes tão incompreendida… Para mim, “Persuasão” revela duas palavras de que gosto muito: constância e verdade.

 

Para destacar personagens em específico, posso dizer que, do lado feminino, aprecio muito Anne Elliot, Elinor Dashwood e Emma; do lado masculino, Mr. Knightley é o homem de Jane Austen que mais me fascina, seguido de perto pelo intenso Mr. Darcy e pelo persistente Cap. Wentworth.

 

Impressiona-me sempre a capacidade de observação, a intensidade de sentimentos e o senso de humor que Jane Austen possuía. Cada página escrita por ela é reveladora de um espírito que estava muito além da sua época. Uma mulher extraordinária e uma escritora desafiadora. Leio, releio e encontro sempre algo novo nas suas linhas.

 

Quando eu descobri este blogue fiquei realmente feliz. Pensei cá com os meus botões “afinal, não sou a única!”. É muito bom saber que somos muitas a amar os escritos de Jane Austen. Igualmente, é muito bom falarmos e trocarmos ideias sobre o mesmo. Neste blogue adquiri mais informação sobre o tema e sobre outros escritores do género, bem como conheci outros sites sobre Jane Austen.

 

É uma honra passar a pertencer a este projecto tão belo e tão interessante iniciado pela Clara e trabalhado também pela Lili e pela Marina.

Estou grata e espero ser útil.

 

Olá, eu meu nome é Cátia, tenho 34 anos e amo ler Jane Austen.

 

5 comentários

Comentar post