Damas da Época
A Planeta de Agostini está a fazer uma colecção que intitulou de Damas da Época. Uma colecção que recria em porcelana as principais personagens femininas da história da literatura mundial.
De entre os 40 exemplares, fazem parte cinco personagens das obras de Jane Austen, é uma pena a adorável Catherine Morland ou a sentimental Marianne Dashwood não fazerem parte.
Mas para qualquer amante de bonecas de porcelana, esta colecção é genial, juntando a isso a paixão por Jane Austen, é ouro sobre azul.
Aqui ficam os exemplares e a descrição do site:
O papel da mulher no século XIX não era mais do que o de esposa. As mulheres não podiam herdar nem ter uma profissão. Por isso era tão importante a escolha adequada de marido. É neste contexto que decorre a vida de Elizabeth, a mais velha de cinco irmãs, personagem criada por Jane Austen no seu romance Orgulho e Preconceito.

A vida de uma mulher jovem, rica e independente no campo inglês do século XIX pode ser um modelo de afectação capaz de tornar os outros infelizes. Emma Woodhouse tem a sorte de conhecer um bom amigo, George Knightley, que a ajudará a descobrir a sua estultícia e a desejar tornar-se uma pessoa melhor.

Uma mulher inteligente, da classe média e poucos meios de fortuna deve procurar um bom marido para se posicionar bem socialmente e ter uma vida confortável. O senso comum acima de tudo é o lema da prudente Elinor Dashwood, protagonista de Sensibilidade e Bom Senso.

Jane Austen apresenta-nos no romance Mansfield Park uma heroína que nada tem a ver com a figura clássica. Fanny Price é introvertida, corajosa e pouco sociável. A sua amizade com o futuro padre Edmund Bertram ajudá-la-á a abandonar a sua carapaça e a tornar-se uma pessoa discreta e ao mesmo tempo brilhante.

A renúncia ao amor para não dar lugar a um casamento socialmente desequilibrado conduz Anne Elliot à solidão no meio de uma família ridícula e vaidosa. A vida, felizmente, reserva-lhe uma segunda oportunidade sem ter de questionar a estrutura de classes.