A História dos Romances (I)
PERSUASÃO
Persuasão foi o último romance acabado por Jane Austen. Contudo, Austen começou a escrevê-lo pouco depois de acabar Emma, algures entre Agosto de 1815, terminando-o em Agosto de 1816 (cerca de um ano antes da sua morte).
Inicialmente, Persuasão intitulava-se The Elliots, mas acredita-se que, mesmo em vida, não tenha sido um título que agradasse a Jane Austen, era apenas a expressão que utilizava quando se referia aquela obra. Foi Henry Austen quem escolheu o actual título Persuasão. Austen terminou o primeiro rascunho em Julho de 1816. Depois de Emma, Jane Austen não publicou mais nenhuma obra em vida por problemas financeiros da família e por isso The Elliots e Susan (mais tarde A Abadia de Northanger) acabaram por só ser publicados postumamente.
Os sítomas da sua doença surgiram por altura em que escrevia The Elliots, daí que se especule que Persuasão não seja um romance completo, foi escrito com pressa e foi-nos deixado incompleto, no sentido em que Jane o poderia ter revisto e adicionado mais partes. Jane Austen não estava satisfeita com o final de The Elliots e re-escreveu os dois últimos capítulos, terminando-os a 6 de Agosto de 1816.
Persuasão acabou por só ser publicado em Dezembro de 1817, embora date de 1818, juntamente com A Abadia de Northanger - as duas obras de Jane Austen publicadas postumamente e as primeiras onde se atribuiu a Jane Austen a autoria, graças à Introdução que Henry Austen faz para estas duas obras publicadas em conjunto.