Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

(Des)construir Miss Emma Woodhouse

Título original: Deconstructing Miss Emma Woodhouse
Retirado do site: Austen Prose
Autor do Artigo: Laurel Ann
Traduzido e Adaptado por Clara Ferreira

Doran Godwin (1972), com a sua postura majestosa e o seu pescoço tipo cisne presenteou-nos com uma Emma Woodhouse elegante que era mais uma "cuscuvilheira" londrina snob do que uma rapariga do campo descendente de uma família de primeiro rank numa pequena vila de Surrey.Embora a autora tenha gostado da sua actuação, nunca poderia derrerter-se com a sua Emma ou exultar-se com Mr. Knightley a escolhê-la para ser a futura dona de Donwell Abbey.

Depois de Mr. Woodhouse falecer, a autora do artigo imaginou-os a fazer as malas e a mudar-se para a Cidade. Esta Emma era destinada a um refinamento superior.

 

 

Kate Beckinsale (1996)aos 23 anos, foi a actriz mais nova a interpretar Emma Woodhouse de 21 anos, trazendo uma vitalidade juvenil e impertinente ao papel.

A sua imaturidade pôde ser ao mesmo tempo irritante e desculpável. A autora do artigo suspeitava imenso de que esta Emma "amadurecesse" o suficiente para ser um bom partido para o Mr. Knightley assertvo e irritado de Mark Strong. O seu futuro juntos seria de trubulentas discussões e apaixonantes reconciliações.

 

 

Gwyneth Paltrow (1996) foi outra Emma elegante e de pescoço comprido mas desempenhou um papel mais perigosamente altruísta, em vez do papel mimado, preconceituoso e de casamenteira desregrada que Austen pretendia. O facto de possuir capacidades de comédia e suave requinte trouxe benefícios ao filme. E ela consegui também dizer algumas das grandes linhas de Austen, o guionista Douglas McGrath confiou o suficiente em Austen para deixar mais do que algumas dessas linhas no filme.

 

 

Romola Garai (2009) é a mais recente e energética Miss Woodhouse que enfeitou a tela até agora. Fisicamente ela insere-se totalmente no papel e tem a experiência e maturidade para interpretar uma heroína complicada próxima das intenções de Austen. No início da produção ela teve o estranho hábito de exagerar as expressões faciais e os olhos abertos, mas durante o "amadurecimento" de Emma no desenrolar da história, vemos menos disto e confrontamo-nos com mais refinamento.

Infelizmente, ela não teve a oportunidade de dizer os grandes diálogos originais de Emma Woodhouse, mas o espírito manteve-se, e a autora do artigo aprendeu a apreciar a sua perfomance.

1 comentário

Comentar post