Shortstory - Parte 29
Elizabeth ficara ansiosa pela presença de Jane, que em breve estaria perto de si. Também Darcy, que não via o amigo há algum tempo, estava satisfeito por ter companhia para os seus longos passeios a cavalo, já que Elizabeth não o podia acompanhar ultimamente.
- Há tanto tempo que Jane e Bingley não vêm a Pemberley. Na última vez que estivemos juntos, tiveram que se ausentar inesperadamente - comentou Elizabeth no jantar dessa noite.
- Sim, também já sinto a falta da serena Jane. As irmãs de Bingley também nos vão dar a honra da sua presença, Lizzie?
Elizabeth e Darcy trocaram um olhar quase imperceptível, que Georgina nem deu conta.
- Penso que não. Pelo menos Jane não escreveu nada acerca da sua vinda. Julgo que essa não é a sua intenção. Até porque elas já se mudaram cada uma para as suas casas. – disse Elizabeth – E já não era sem tempo. – acrescentou em surdina.
Darcy riu-se entredentes com o comentário da sua esposa, rejubilando-se com o regresso da sua veia satírica. Apesar de essa característica ter sido um factor de desdenho quando se conheceram, naquele memorável baile em Netherfield, era agora um sinal de que Elizabeth tinha recuperado totalmente da sua mais recente perda.
Tinha que confessar que Emma Woodhouse e Anne Elliot tinham contribuído em grande parte para resgatar Mrs Darcy das trevas em que se encontrava antes. Mesmo depois do fim da sua estadia em Hartfield, as três tinham ficado muito amigas, escrevendo-se com regularidade.
Estava na hora de as convidar para lhes informar que os enjoos e tonturas que tinham tido lugar na altura da sua visita haviam sido sinais de algo mais de que uma indisposição. Estaria Anne já casada com seu primo? Ou a aproximação do Capitão Wentworth tinha produzido algum efeito e não apenas uma mera euforia de momento?
Além disso, Emma confessara-lhe que Pemberley deveria ser um lugar maravilhoso para se viver.