Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Convidei Miss Austen para Jantar

Depois de muita hesitação, convidei Miss Jane Austen para jantar. O nervosismo era, como será de calcular, gigantesco. Os acessórios de cozinha escorregavam das mãos como se tivessem sido oleados; não conseguia pensar numa receita digna daquela figura maior da literatura inglesa. E o tempo corria. Depois, lembrei-me que Miss Austen era uma pessoa que gostava de coisas simples, pois apreciava mais o campo do que a cidade. No campo, tudo tem mais sabor - mesmo as coisas mais simples. Por isso, descontraí e pensei em algo assado ou estufado. Para acompanhar, teria que ser um puré de batata irlandês, a lembrar os dias primaveris no campo. O couvert seria constituído por pequenos folhados de salsicha e a sopa seria apenas um leve creme de legumes. A sobremesa haveria de ter chocolate, pois claro. Com estas ideias, viajei no tempo, trazendo Miss Austen até aos dias de hoje.

 

A conversa decorreu de forma harmoniosa. Falámos da sua vida, da sua obra e dos seus incontáveis fãs no presente. Falei-lhe da minha paixão pela comida, pela sua obra e também pelas coisas simples do campo. Ficou espantada ao perceber que muitos pratos do século XVIII se mantinham tão actuais em terras de Sua Majestade e um pouco por todo o mundo, como é o caso do trifle ou das almôndegas de carne, bem como a sua obra. Tive que me desculpar pelo facto de não ter tido oportunidade de aceder a um bom livro de cozinha da época. Contei-lhe, por isso, sobre quem tinha recaído a minha escolha no já alargado leque de chefs britânicos com receitas publicadas: Mr. Jamie Oliver.

 

A receita que fiz para Miss Austen tem, pois, a assinatura deste irreverente chef: Costeletas de porco com tomilho, limão e pesto*.

 

Ingredientes:

1 mancheia de tomilho, escolhido

sala e pimenta-preta acabada de moer

1 dente de alho

raspa e sumo de 1 limão

1 colher de sopa de azeite

4 costeletas de porco com dois ossos

pesto de noz a gosto 

 

Preparação:

Num almofariz, triturar ou picar finamente o tomilho com uma colher de chá de sal. Quando estiver em polpa, juntar o alho e uma colher de chá de pimenta-preta. Voltar a triturar. Misturar o sumo de limão, a raspa e o azeite. Esfregar as costeletas com esta mistura e deixar repousar durante 10 minutos.

 

Colocar as costeletas numa grelha bem quente e deixar dourar, mas sem queimar, por aproximadamente 8 minutos em lume médio. Não devem cozinhar demais para não secarem. Depois de cozinhadas, deixar repousar durante alguns minutos. Deitar pesto a gosto sobre as costeletas.

 

Servir com puré de batata simples ou com cebolinho (irlandês) e uma salada verde.

 

Para o pesto*:

1/4 de alho picado

3 mancheias de manjericão fresco, escolhido

1 mancheia de pinhões levemente tostados (ou nozes)

1 mancheia de queijo parmesão ralado

azeite virgem extra

sal e pimenta-preta acabada de moer

um pouco de sumo de limão (opcional)

 

Colocar o alho num almofariz e esmagar juntamente com o manjericão fresco até obter uma pasta. Juntar os pinhões tostados e arrefecidos e esmagá-los também. Deite a mistura numa tigela e junte metade do parmesão. Mexa e junte o azeite, apenas o suficiente para fundir o molho - deve ficar firme.

 

Prove e junte um pouco de sal e pimenta a gosto. Pode adicionar um pouco de sumo de limão se desejar, sem esquecer que as costeletas já têm este sumo no seu tempero.

 

 

A temperatura estava agradável e lembrando-me  que Miss Austen apreciava o ar livre, resolvi colocar a mesa no terraço. Conversámos animadamente. De tal forma que me esqueci do meu nervosismo.

 

Quando chegou a hora da sobremesa, servi um chá de menta com uma fatia de bolo de chocolate com morangos, que foi do agrado da minha convidada. Já era tarde quando o portal do tempo nos alertou. Era hora de terminar a nossa refeição e a nossa agradável conversa. Marcámos outro encontro à volta da mesa, da vida e dos personagens que povoam as suas histórias. Talvez em Hampshire, disse-me. Talvez!... - respondi-lhe com um sorriso.

 

 

(*Receitas retiradas do livro "Na cozinha com Jamie Oliver", da editora Civilização, 2.ª reimpressão, 2007)

 

 

11 comentários

Comentar post