Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Relações Familiares em O&P

 

Em Orgulho e Preconceito encontramos uma complexa teia de famílias – situação que não é incomum em Austen – todavia, penso que em Orgulho e Preconceito as relações e questões familiares são ainda mais vincadas.

 

Primeiro, temos uma grande família como cenário principal – os Bennet, cuja peculiaridade de caracteres dos pais fascina qualquer um, e cuja grande prole feminina alimenta todos os dramas e felicidades da história.

 

A família Bennet está longe de ser uma família perfeita.  A harmonia não é palavra presente neste núcleo familiar, aliás, os nervos de Mrs. Bennet impedem que tal suceda. A família Bennet é, por isso, um tanto ou quanto instável – Mr. Bennet não traça rumo para as filhas, deixando-as a cargo da mulher ou entregues a si próprias; Mrs. Bennet, não planeia a educação das filhas tendo como principal objetivo, casá-las da melhor maneira.

 

Perante a negligência do pai e a paranóia da mãe, qual o destino possível para aquelas cinco criaturas? Bem, Jane Austen não responsabiliza apenas e só o ambiente familiar, para ela interessa, acima de tudo, o carácter inerente a cada personagem e a partir daí, desenha o destino de cada uma.

 

Ao longo desta edição iremos analisar algumas vertentes das complicadas relações familiares presentes nesta que é a obra mais conhecida da autora.