Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Carta de Anne Elliot para F.Wentworth

E se em vez de ter ido ao encontro do Cap. Wentworth depois de ter lido a sua carta, Anne optasse por lhe responder também com uma carta?

Eis a resposta que poderíamos ter lido:

 

My dear Frederick:

 

Penso poder tratar-te assim novamente. E como me deixa feliz poder fazê-lo. A tua carta encheu o meu coração de felicidade e devolveu-me o teu amor que eu julgava há muito perdido. Espero que me perdoes. Conseguirás perdoar-me? Ter-te repudiado oito anos e meio atrás foi algo que me assombrou este tempo todo. Houve momentos em que julguei não ser capaz de viver com isso, com o facto de ter recusado a minha alma, o meu coração e a minha vida. Ao recusar-te, recusei também a minha razão de viver e aquilo que me impele a continuar. Mas o meu amor por Kellynch Hall, pela minha família (sim, por eles!), por Lady Russell (falaremos dela mais tarde) e por todos os meus amigos permitiram-me continuar a suportar a dor da tua ausência e da possibilidade pouco remota de não me desprezares.

 

Não me odeies pelos meus erros passados. Entende, por favor, a inocência e a insegurança da jovem que eu era, não obstante o amor que sentia por ti e que era puro e verdadeiro. Guardei-te sempre no meu coração. Sempre. Acompanhei a tua vida à distância e sorri com todas as tuas alegrias e vitórias, assim como chorei todas as tuas tristezas e azares. Guardar-te-ia para sempre no meu coração caso não me tivesses escrito esta tarde. Sou tua, como sempre fui e como sempre serei. Até ao meu último sopro de vida e além disso se for possível. E mesmo que não estejas comigo, eu sempre te pertencerei.

 

Dizes que não me apercebi dos teus sentimentos desde que estás em Bath. Como poderia? Dei-te razões para me desprezares e não consegui ver além disso apesar de continuar a amar-te. Amas-me mesmo? Então sou a mulher mais feliz de toda a terra e de todos os mares que possas conhecer.

 

A minha vida hoje torna-se completa. Tu completas os meus pensamentos e a minha existência e eu desejo somente completar-te da mesma forma. Para sempre.

 

Yours forever

 

Anne Elliot

 

P.S. Aguardo-te logo à noite na festa em casa do meu pai. E espero ansiosamente pelo calor do teu olhar e pelo toque da tua mão. Tal como eramos oito anos e meio atrás. Um só.

 

 

3 comentários

Comentar post