Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Heroína Favorita e Heroína menos preferida

Ainda me falta ler O Parque de Mansfield e a Abadia de Northanger, mas eu não tenho uma heróina da qual goste mais ou menos. Considero que à sua maneira todas elas tem boas qualidades e defeitos. Revejo-me em alguns deles e penso que de uma maneira geral, isso acontecerá a todas. Quem nunca disse ou pelo menos pensou dizer umas quantas verdades sem pensar nas consequências, como Marianne Dashwood? Ou dizer algo bastante espirituoso como Elizabeth? Quem nunca sofreu de timidez aguda como Jane Bennet? Ou sofreu a incerteza de ter os seus sentimentos correspondidos como Elinor? E quem é que nunca pensou em juntar o amigo A com a amiga C numa inocente ida ao cinema, que oculta a secreta esperança que aquilo dê em algo, tal como faria Emma? Com certeza que já todos fomos persuadidos pelos amigos a fazer algo, que se não fosse por essa persuasão talvez a decisão fosse diferente e aí somos Anne Elliot.

Por isso, eu penso que todas as juntas as heroínas de Jane davam uma grande mulher, como não as pudemos juntar todas, temos de continuar a apreciá-las separadamente, mas nunca esquecendo que elas formam um todo.