Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

As faces de Emma #13: Mr. Woodhouse

Mrs. Woodhouse: um pai extremamente zeloso

 

 

No Brasil há um ditado popular que diz “é melhor pecar pelo excesso do que pela falta”. O pai de Emma e Isabela, Mr. Woodhouse,  peca, justamente, por ser um pai excessivo. Ele se preocupa demais, se cuida demais, solicita demais, reclama demais, tudo em demasia. E por estas características, a meu ver, ele é muito encantador, pois pensa nos outros, mas sem deixar de priorizar suas necessidades.

 

Sua mulher morre muito jovem e ele é obrigado a assumir sozinho a responsabilidade de educar suas duas filhas. Provavelmente, esta fatalidade justifica suas preocupações descomunais em evitar doenças, pois ele teme que o mesmo mal possa atingir suas meninas e outras pessoas queridas. Deste modo, dedica-se a palpitar e planejar sua rotina e a de todos para afastar qualquer atividade ou situação que, em sua opinião e na estimada opinião do Mr. Perry, cause doenças. É engraçado acompanhar as suas apreensões em fugir e proteger a todos das correntes de ar.

 

É esse temor de perder mais algum ente querido que o mobiliza a ser tão excessivo e exagerado na educação de suas filhas, em suas relações sociais e em seu cotidiano. Divertimos-nos ao longo da história (é possível que alguns leitores se irritem) em acompanhar suas peripécias e argumentos para não sair e/ou comer fora de casa, para não fazer viagens longas ou mesmo comer doces. Além disso, me parece que ele tem consciência do grande risco que corre em ficar sozinho em sua gigantesca residência e, por isso, muitas vezes “apela” para que Emma não viaje e pense em se casar ou lamenta que Mrs. Taylor tenha se casado.

 

Sendo um hipocondríaco convicto, seus cuidados exagerados beiram o absurdo, mas ele é muito respeitado por todos, especialmente por Emma e Mr. Knightley, que fazem o possível para atender as suas exigências e mantê-lo entretido. Este respeito se deve, em grande parte, a outras qualidades de sua personalidade, pois Mr. Woodhouse é atencioso, amável, generoso e, porque não dizer empático, pois se preocupa com o bem-estar de todos.

 

Mr. Woodhouse é descrito por Jane Austen como um pai zeloso, complacente com os caprichos das filhas e desejoso da felicidade de ambas. Preocupa-se tanto em mantê-las bem e próximas que chega a sufocá-las, dificultando que amadureçam e se arrisquem na vida. Ou mesmo que experimentem frustrações, condições que impedem que Emma seja mais tolerante a não realização de suas vontades e mais sensível aos sentimentos dos outros.

 

Bem, para mim, Mr. Woodhouse é um bom exemplo de como um pai pode demonstrar exageradamente amor aos filhos, inclusive das consequencias negativas decorrentes deste excesso de zelo. E Jane Austen descreve brilhantemente ao longo de “Emma” os erros e acertos de uma educação parental pautada no amor exagerado e sufocante.

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.