Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Melhor "vilão/vilã"

Quando a cidade dorme, o vilão ainda está acordado, ele planeia o seu próximo golpe. O vilão, num livro ou filme é aquele que fará tudo para no fim triunfar, que não olha a meios para atingir os seus fins. Ele planeia separar o casal apaixonado mas muitas vezes não o faz porque tem interesse na rapariga, mas porque isso lhe dá prazer. Ficar rico ás custas das suas acções também é muitas vezes o seu objectivo. De uma forma geral pudemos dizer que é alguém que pratica um sem fim de actos para no fim da trama triunfar.

 

Jane Austen criou uma série de personagens que são desprezíveis, mas na maioria dos casos, elas não cometem actos deliberados para infernizar a vida dos nossos heróis e heroínas, apenas incomodam quando falam ou com algum acto de indelicadeza, falta de educação...

Contudo, há sempre alguém que está mais próximo da definição clássica de vilão, para mim esse é George Wickham.

Sedutor como convém a um bom vilão, ao chegar logo tenta conquistar simpatias, não se inibindo de contar mentiras que mais tarde são descobertas. Mas isso, não lhe diria o estatuto de vilão, porque quantos não são aqueles que contam estórias para atrair pessoas à sua causa? Se fosse só isto Wickham, era apenas um mentiroso, mas ter fugido com Lydia, embora saibamos que ela era suficientemente tola para se deixar ir, e ter antes tentado fazê-lo com Georgiana, com o único objectivo de apossar-se da sua fortuna e vingar-se do Mr. Darcy, são motivos mais do que suficientes para lhe dar o titulo, sem dúvida, merecido, do melhor vilão.

 

E quem é no universo de Austen é a mais má das mulheres? Para mim, a Miss Bingley, ela não se inibe de tratar mal a Elizabeth,simplesmente porque ela atraiu o afecto de Darcy. Ela não arquitecta nada para os separar, mas não se inibe de diminuir Elizabeth aos olhos de Darcy em diversas ocasiões, estes actos são para mim maldade pura.

 

Não existem vilões no sentido clássico do termo em Austen. Mas estes dois bem que podiam ser considerados aprendizes de feiticeiro!

 

 

 

 

 

5 comentários

Comentar post