Os lugares de Jane Austen
Fotografia retirada daqui.
Este artigo resultaria extenso se tentasse abarcar todos os lugares reais e fictícios que fazem parte da vida e da obra de Jane Austen. Trata-se de uma matéria interessante para ser analisada com mais cuidado. Assim, a análise incidirá a apenas sobre os locais reais mais importantes da vida de Jane e os principais contidos na sua obra.
Jane Austen nasceu em Steventon, no condado de Hampshire, em 1775. Anos mais tarde, por força de obrigações de seu pai, mudou-se para Bath, lugar que detestava e que teve grande impacto na sua produção literária na medida em que esta esteve praticamente parada no período que lá esteve. Mas é Hampshire que passará os últimos anos da sua vida e onde viria a falecer em 1817.
Igreja de Steventon, retirada daqui. Fotografia retirada daqui.
Da sua obra fazem parte lugares como Bath, Porthsmouth, Lyme, Gretna Green, Londres, Sussex, Kent que podemos facilmente encontrar no mapa de Inglaterra. Já os lugares específicos de cada obra são, na sua grande maioria, inventados ou apenas inspirados nalgum lugar que tivesse conhecido.
Fotografia retirada daqui.
Podemos dividir os lugares reais em dois grupos: os que Jane gostava e os que ela não gostava. Entre os primeiros encontramos o Sussex, Hampshire, Derbyshire. Entre os outros encontram-se Bath, Porthsmouth, Lyme e Londres.
É muito interessante discorrer sobre a sua obra e verificar que Jane transpõe para ela o seu desagrado pelos lugares indicados. Umas vezes fá-lo de forma directa, outras de forma súbtil.
Bath é mencionado várias vezes na sua obra. Encontramo-lo em "Emma" e em "Persuasão". No primeiro, o seu desagrado é manifestamente mostrado através da sua heroína, Emma, que quando Mrs Elton lhe sugere que leve seu pai para Bath, aquela argumenta que já lá estiveram e que o pai não se tinha dado bem e que, para além disso, eram pessoas muito caseiras. Já em "Persuasão" encontramos a resistência de Anne em querer ir para Bath, preferindo ficar no campo. É nesta estância que Anne reencontrará a sua amiga de escola, Mrs Smith e que descobrirá toda verdade acerca de seu primo. É também aqui que Anne presencia toda a disparatada posição da sua família.
Bath - Fotografia retirada daqui. Porthsmouth - fotografia retirada daqui.
Lyme, é também visto como um lugar pouco aptecível e simpático. É em Lyme que o acidente de Louisa acontece. Jane parace conferir a estes lugares uma natural antipatia direccionando para estes os acontecimentos trágicos ou negativamente marcantes da sua história. Veja-se Londres. Esta cidade é mencionada em vários livros de Jane. Em "Orgulho e Preconceito", é em Londres que Lydia e Wickham se escondem, o que confere ao lugar uma ideia de antro de maus comportamentos. Em "Sensibilidade e Bom Senso", é em Londres que Marianne toma conhecimento do verdadeiro caracter e posição de Wiloughby dando início a uma espiral de sofrimento que quase lhe causa a morte. Já em "O Parque de Mansfield", Londres aparace como palco para a cena da fuga de Mary com Henry. Nesta obra, Porthsmouth é descrito como um lugar sujo, que cheira mal e em que o sol não brilha, o que mostra a grande aversão de Jane pelos lugares citadinos.
Lyme - fotografia retirada daqui.
Londres - fotografia retirada daqui.
Derbyshire, faz parte de "Orgulho e Preconceito", onde ficará a residência de Darcy, Pemberley. É apresentado como um lugar cheio de maravilhas naturais e é aqui que a opinião de Lizzie sobre Darcy sofre uma grande viragem. O Sussex é o condado em que a acção de "Sensibilidade e Bom Senso" tem início, sendo que Derbyshire será a nova casa (Norland) da família Dashwood, onde encontrarão novamente a harmonia e a felicidade. Highbury, é a região onde fica Hartfield, a propriedade de Emma. São zonas rurais, ligadas ao campo e à natureza, mais do agrado de Jane Austen.
Pode concluir-se que o realismo que caracteriza a obra de Jane Austen é tão marcante ao ponto de esta transpor para o papel, através das suas heroínas, o seu gosto pessoal pelo campo em detrimento das cidades ou dos locais mais urbanizados. O campo é o espelho da alma de Jane Austen.