Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

DESAFIO | Bicentenário "Sense and Sensibility" #30

- Sensibilidade e Bom Senso (2008) | 7 -

- pálido –

 

 

O tratamento cénico, as locações, o design, a fotografia e o guarda-roupa resultou do trabalho de três pessoas: James Merrifield, Paul Ghirardani e Michele Clapton. Toda a coordenação da imagem leva a predominância de cores neutras, pálidas e cinzentas, o que faz com que toda a fotografia de Sensibilidade e Bom Senso 2008 traduza os sentimentos de melancolia, recolhimento e alguma tristeza. Sobretudo, melancolia.

 

Inicialmente sente-se alguma estranheza. Esperamos ver campos verdejantes e dias de sol convidativos a passeios e pic-nics. Contrariamente, tanto os cenários exteriores como os interiores são amiúde sombrios; e, algumas vezes, até cinzentos.

 

 

Aqui a imagem revela e potencializa sentimentos e sensações; na medida em que a sua combinação substancializa o que o personagem visado está a pensar, a sentir ou a exteriorizar. Pode-se dizer que o tom quase pálido  imprime realismo ao ambiente de luto das Dashwood.

Acho que o contraste é ainda mais acentuado quando as Dashwood chegam a Barton Cottage. Que sensação tão desoladora senti, devo confessar, quando vi a cena da família a chegar no seu novo local de morada. Acompanhei o olhar de total desilusão de Mrs. Dashwood a olhar para cada recanto da húmida, vazia e descolorida casa. Entendi-lhe o olhar: “então, ser viúva é isto? então, ser pobre é isto? então, não ser mais senhora de Norland é isto? então, ser alvo de caridade alheia é isto? Que fiz eu para viver nestas condições? que fiz eu, de tão errado, para ver as minhas filhas descerem de nível social desta maneira? que fiz eu…?”.

 

 

Por outro lado, não se pode negar que o local atribuído à Barton Cottage é idílico e belíssimo. É impossível ser-lhe indiferente. O cenário quase épico reforça a ideia de melancolia, recolhimento, tristeza, luto e alguma solidão.

Achei interessante, na entrevista anteriormente publicada aqui, a produtora, Anne Pivcevic, dizer que esta opção de colocar Barton Cottage numa zona tão diferente da concebida por Jane Austen, teve como fundamento reforçar a ideia do corte ocorrido na vida anterior das mulheres Dashwood. Para além da perda, da descida económico-social, aquele local ressaltaria também todo o distanciamento da vida social.

 

Não posso dizer que assistir a esta mini-série seja como admirar uma pintura. Mas, a meu ver, há sequências de profunda beleza em Sensibilidade e Bom Senso 2008, que enchem os olhos e traduzem uma série de mensagens. 

 

 

[Obs. Fotos retiradas daqui mas a montagem é de minha autoria]

 

 

3 comentários

Comentar post