Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

DESAFIO | Bicentenário "Sense and Sensibility" #28


- Sensibilidade e Bom Senso (2008) | 5 -

-  Hattie Morahan #1 –

 

 

 Hattie Morahan foi a escolhida para encarnar a personagem de Elinor nesta versão de 2008 de “Sensibilidade e Bom Senso”.


Há muitos rostos conhecidos nesta mini-série mas Hattie Morahan representava, para mim, uma novidade. Por curiosidade, fui ver o seu currículo e somente reconheci (de ouvir falar, já que ainda não assisti) duas produções: A Bússula Dourada (2007) e “Lark Rise to Candleford” (2010). Na realidade, no que diz respeito ao cinema e à televisão, o seu currículo não é muito extenso. Isto acontece por uma razão muito simples, ela é basicamente uma actriz de teatro. Melhor será dizer que a carreira dela iniciou-se e focaliza-se mais no teatro.


O seu lar sempre esteve direccionado para a dramaturgia. A sua mãe, Anna Carteret, é actriz; e o seu pai, Christopher Morahan, é director de teatro e tv. Ela privou de todo o ambiente de letras e artes no seu contexto familiar. [ Uma curiosidade, é que uma das presenças na sua casa era a de Lawrence Olivier que, inclusive, a terá ajudado a fazer os deveres de casa. ]

 

Mas não foram os pais, os conhecidos ou os amigos que a terão influenciado no momento de decisão final em seguir a carreira de actriz:

It was not her parents, but a 1994 Hamlet in the West End, with Stephen Dillane as the prince, that really inspired the teenager to act. “It was acting of such truthfulness, as if he wasn’t on stage but in the same room, just talking to you.” When she told her parents of her decision, it was as if she had sensibly decided to join the family firm. You could never say about Morahan that she has had it hard, and maybe that’s why she chases difficulty the way her peers pursue the big money.”


Aos 16 anos ela começou a representar. O percurso natural de frequentar uma escola de arte dramática não foi a opção que tomou. Antes, cursou Literatura Inglesa em Cambridge. Em 2001, ela foi contratada pela Royal Shakespeare Company. Desde então, a sua carreira tem sido discreta, constante e progressiva.

 

 

fontes: Hattie Morahan no IMDB, Hattie Morahan na Hello MagazineWe’re just wild about Hattie Morahan