DESAFIO | Bicentenário "Sense and Sensibility" #25
- Sensibilidade e Bom Senso (2008) | 2 -
- Andrew Davies: O Roteiro e a Discórdia, Parte I -
(imagem retirada daqui)
Andrew Davies desenvolveu roteiros para uma longa lista de filmes e mini-séries televisivas. Algumas dessas produções são bem conhecidas por todos nós: Orgulho e Preconceito (1995), Emma (1996), Wives and Daughters (1999), O Diário de Bridget Jones (2001), A Abadia de Northanger (2007), entre outros.
Nomeado para alguns prémios e vencedor de alguns, chegou mesmo a receber dois Emmys: um por “House of Cards” (1990) e outro por "Little Dorrit" (2009) (esta série inclusive conseguiu conquistar 7 Emmys dentre as 11 nomeações que recebeu).
De uma breve leitura de artigos da imprensa – a propósito de Sensibilidade e Bom Senso em 2008 – constata-se que as opiniões dividem-se. Surgiram algumas críticas em relação às opções do seu roteiro e, por outro lado, alguns elogios. Já em 1995, quando ele escreveu a adaptação de “Orgulho e Preconceito” aconteceu o mesmo. A famosa cena em que Mr. Darcy (Colin Firth) mergulha no lago e aparece com a camisa branca molhada em Pemberley rendeu muitos suspiros às fãs de Colin Firth mas ruidosos protestos de quem considerou isto uma alteração desnecessária da obra original.
No caso de Sensibilidade e Bom Senso (2008), a crítica principal é apontada para a cena de abertura. O primeiro episódio inicia com uma cena de dois amantes com grande carga sexual. Isto causou algum espanto e alguma recepção negativa em parte da audiência. Talvez o facto de uma adaptação ser aguardada com ansiedade seja um dos motivos desta reacção. Também por se tratar de uma adaptação de uma obra de Jane Austen, os seus fãs mais puristas não tenham achada graça à abertura... Acontece que, no decorrer dos três episódios da mini-série, não voltamos a ter uma cena desta natureza.
Andrew Davies, inquirido sobre esta opção, afirma: “The novel is as much about sex and money as social conventions. This drama is more overtly sexual than most previous Austen adaptations seen on screen and gets to grips with the dark underbelly of the book.". Esta afirmação, por si só, demonstra algum distanciamento de Sensibilidade e Bom Senso (1995). Será um distanciamento previamente planeado? Intencional ou não, a abertura marca um novo olhar sobre o percurso das Dashwood.