Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Julia Bertram

 

Julia Bertram é a segunda filha e a mais nova das quatro crianças Bertram. Julia tem melhor temperamento que a irmã, o seu carácter é mais controlável e não tem tanto falso orgulho como a irmã.

Jane Austen não é tão severa com ela como é com a irmã Maria, embora ambas sigam caminhos semelhantes, no entanto, à última da hora, Jane Austen está disposta a resgatar Julia, depois da sua louca escapadela com Mr. Yates (o que não faz com Maria, que vai viver retirada com a sua tia Norris, uma condenação insuportável, diria eu!).

 

Tom, Maria, Edmund e Julia, sofreram da grande ausência do seu pai e da presença indiferente da mãe. Em relação a Maria e Julia, elas não têm nenhum modelo, nenhum exemplo de valores e principios vindos de uma figura feminina - a mãe é indiferente à sua educação, a única presença que têm é a de uma tia (Mrs. Norris) que, na minha opinião, as influencia negativamente, atribuindo-lhes uma importância exagerada e desproporcionada. O pai, Sir Thomas, é um homem íntegro, uma personagem que respeito muito e que desculpo pela negligência com que tratou a educação das filhas, acima de tudo, pelo não acompanhamento e total desconhecimento de "quem são, realmente, as suas filhas", ele depositou toda essa tarefa nas mãos da instrução formal. Maria e Julia tiveram professores - no início de O Parque de Mansfield, elas gabam-se e gozam com a prima Fanny por ela não saber localizar determinado país no mapa, pois nunca teve Geografia - mas faltou-lhes algo essencial: uma base de principios, valore, no fundo, uma educação moral e de consciência.

 

Julia vive na sombra da irmã, igualmente mimada, tem várias alturas de amuos e birras - lembro-me da cena do Lovers Vows onde ela não consegue o papel desejado e por isso desiste. Maria e Julia estão, durante um período do enredo, em permanente disputa, tudo por causa de Mr. Crawford. Julia acaba por desistir - talvez por isso Jane Austen não seja tão dura com ela e lhe dê uma segunda oportunidade no fim do romance. Porque é que vocês acham que Austen não penaliza tão gravemente Julia?

 

2 comentários

Comentar post