Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

DESAFIO | Bicentenário "Sense and Sensibility" #1

 

 

 

 

 

 

Desde que recebi o convite/desafio da Raquel Sallaberry para participar com ela numa leitura comparada de Sensibilidade e Bom Senso não tenho parado de fazer planos, de pesquisar e de sonhar com todos os personagens do livro. É um grande desafio mas também um grande prazer!

 

Tenho reflectido qual deverá ser a abordagem e o roteiro a seguir. Então, a minha programação essencialmente seguirá estes pontos:

 

1. Como já disse anteriormente, irei fazer uma leitura comparada em conjunto com a Raquel  da versão portuguesa e da versão brasileira de "Sense and Sensibility" de Jane Austen, respectivamente:  Sensibilidade e Bom Senso (Publicações Europa-América e tradução de Maria Luísa Ferreira da Costa) e de Razão e Sentimento (Editora Nova Fronteira e tradução de Ivo Barroso). Irei seguir o mesmo calendário da Raquel de publicação de textos resultante das leituras.  Acho que assim fará mais sentido. Então, as datas serão:

 

1º Texto:  Sense and Sensibility em Portugal 200 anos depois – I

(baseado na leitura dos capítulos 1 a 22)

Data de publicação: 30 de Abril

 

2º Texto: Sense and Sensibility em Portugal 200 anos depois – II

( baseado na leitura dos capítulos 23 a 36)

Data de publicação: 30 de Julho

 

3º Texto: Sense and Sensibility em Portugal 200 anos depois – III

(baseado na leitura dos capítulos 37 a 50)

Data de Publicação: 29 de Outubro

 

2. Pretendo  voltar a assistir o filme Sensibilidade e Bom Senso (1995) e a série da BBC Sensibilidade e Bom Senso (2008); de igual forma, pretendo assistir pela primeira vez Sensibilidade e Bom Senso (1981) - que espero adquirir em breve. Destes filmes, para além de uma apreciação geral das produções, pretendo também debruçar-me sobre alguns personagens específicos.

 

Fevereiro: Sensibilidade e Bom Senso (1995)

Abril: Sensibilidade e Bom Senso (2008)

Setembro: Sensibilidade e Bom Senso (1981)

 

3. No âmbito das leituras, quero também ler o livro Colonel Brandon’s Diary de Amanda Grange. Ainda não defini uma data para o resultado desta leitura porque vai depender da chegada deste livro.

 

 

Tenho mais coisas planeadas, mas para já estão em fase de maturação…

 

Confesso que já começo a me sentir a quarta irmã Dashwood!

 

 

 

5 comentários

Comentar post