Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Billie Piper e Fanny Price

 

Billie Piper foi a actriz que interpretou Fanny Price na adaptação de Mansfield Park de 2007.

Confesso que na altura achei a série da BBC muito aquém da obra que tinha, simplesmente, adorado.

 

Fiquei estupefacta quando li alguns artigos por aí que retratavam esta adaptação como a "estupidificação de Mansfield Park" (artigo integral aqui). Nesse artigo do blogue Jane Austen's World a autora escreve sobre a série:

 

"Mrs. Norris é apenas uma personagem irritante; as irmãs Bertram deixam praticamente de existir depois do casamento de Maria com Mr. Rushworth; não há o regresso a Portsmouth, na realidade não há qualquer Portsmouth; os irmãos Crawford parecem não viver em lado algum"

 

Devo confessar que muitas destas "lacunas" também reconheci enquanto via a série e achei a ausência de Portsmouth inqualificável... mas enfim!

 

 

 

Mais adiante a mesma autora do artigo diz acerca da actriz:

 

"Billie Piper está o mais longe de Fanny Price do que qualquer outra actriz, na minha imagem dela, pelo menos. Apresenta-se demasiado moderna com caracterísitcas faciais muito actuais. (...) A actriz não conseguiu encarnar a personagem, e apesar da sua doçura, fez uma versão muito insípida de Fanny Price"

 

Nunca tinha pensado nisso, mas de facto, a versão que a actriz criou de Fanny Price ficou longe de alguma firmeza de carácter que Fanny Price demonstra no romance, mas apesar de tudo, penso que foi a falta de algumas cenas que levaram a que a personagem ficasse tão incompleta. Por exemplo, a cena que se passa na Mansão de Mr. Rushworth e o passeio que o integra, creio que é essencial para mostrar a dúvida interior de Fanny Price.

 

 

Para quem já viu Mansfield Park (2007), quais as vossas impressões?

9 comentários

Comentar post