Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Juntem-se à Marinha!

Título Original: Join The Navy!

Retirado do site JASNA

Autor do Artigo: Janice E. Mullally

Traduzido e Adaptado por Clara Ferreira

 

 

A Subversão de Classe e de Papéis Sociais de Mrs. Croft em Persuasão de Jane Austen


Em Persuasão de Jane Austen, Mrs. Croft aparece poucas vezes e tem pouco diálogo. Ainda assim, Austen dá-lhe uma importância significativa no que toca a narrativa e temática. Mrs. Croft gera muita frustração para a maior parte dos Elliots, mas ao mesmo tempo, desenvolve uma certa unidade com Anne, frequentemente ostracizada. Esta ligação entre Mrs. Croft e a heroína de Austen valoriza as ideias radicais de Mrs. Croft no que respeita ao feminismo e casamento.

 

Para além do significado da alteração de paradigma da moralidade social, os papéis do Almirante e Mrs. Croft permitem a Austen subverter a cultura dominante das classes altas. Pela exibição de maneiras superiores mas genuínas, pela demonstração de condescendência da cultura dominante e por exteriorizar a contracultura destes dois personagens, uma vez que ambos expõem o ridículo e a artificialidade de todos aqueles que conhecem da classe alta. (…)

 

Todavia, se Austen sugere uma nova ideia para os papéis sociais de que cada género, ela propõe também um novo modelo de casamento (…). Este sucesso conjugal que nos é apresentado através dos Croft, requereu alterações ao nível cultural no que respeita aos papéis sociais representados por cada género. (…) Os Croft construíram um casamento feliz e com sucesso pois abandonaram as crenças sociais dominantes acerca do papel social feminino. (…)

 

Artigo integral aqui.

 

 

 

3 comentários

Comentar post