Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Jane Eyre de Charlotte Bronte

 

Já há muito tempo que queria ler este livro. A grande rivalidade que parece haver entre Bronte e Austen animavam ainda mais o meu espírito e incitavam-me a agarrar nesta obra. É sem surpresa que digo que gostei bastante.

 

"Jane Eyre" é a autobiografia ficcional dessa personagem. Começa por nos apresentar a sua triste vida em criança em casa de Mrs. Reed, sua tia, que lhe tem uma aversão hedionda e que acaba por a mandar para um Colégio interno de caridade - Lowood, onde a vida de Jane Eyre não melhora, pelo menos nos primeiros tempos, depois conhece Helen Burns (a sua única amiga até conhecer Mr. Rochester) que tem um fim triste. Embora não tenha sido um tempo particularmente feliz, em Lowood Jane estuda durante seis anos e acaba por lá ficar a ensinar durante dois anos.

 

Aos 18 anos faz um anúncio num jornal a procurar um lugar como perceptora. Mrs. Fairfax responde e Jane parte para Thornfield Hall, onde vai ser feliz. Aí conhece o sarcástico Mr. Rochester que brinca fortemente com os sentimentos de Jane Eyre, cego de paixão. Mas Thornfield Hall esconde um segredo muito bem guardado que por vezes se solta e vagueia durante a noite. Confesso que sentimos alguns arrepios nessas partes. A paixão entre Jane Eyre e Mr. Rochester acaba por se desenvolver e chegam mesmo a (quase) casar-se - mas há um impedimento. Esse impedimento levará Jane a fugir. Encontrando em Morton uma família que a recolhe e para quem irá tornar-se uma "irmã". Aí ganha a sua independência e nova proposta de casamento. No entanto, antes de aceitar, decide procurar novamente Mr. Rochester e as notícias que recebe ao chegar a Thornfield Hall em ruínas, não são nada boas. Este Mr. Rochester longe de ser aquele que conhecemos nos primeiros capítulos, mantém o seu sarcasmo e ironia e o grande amor por Jane Eyre.


Ver mais

 

 

7 comentários

Comentar post