Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

CRAWFORD (errata)

Quem leu o meu post anterior sobre Crawford percebeu que coloquei o Crawford numa história que não é a dele. Optei por apagar o post porque estava errado mas não deixo de referir esta minha falha porque pode ter sido lida por quem vem a este blogue. Por acaso li há pouco tempo a Abadia de Northanger e sinceramente não sei explicar o que me levou a colocar o Crawford no lugar de Thorpe... 

 

Quero agradecer à Leticia o ter colocado isso em comentário porque senão "iria passar" e ficaria neste blogue uma informação errada. E queria pedir a todos desculpa pelo erro.

 

 

 

Crawford é o "bad boy" de O Parque de Mansfield. Crawford é um sedutor que se diverte a fazê-lo. Não pensa nas consequencias, não pensa nos "estragos" que pode fazer na "frágil" reputação das mulheres... Crawford é descrito como irresistivel e a sua relação com as irmãs Maria e Julia e a rapidez com que ele as seduz apenas vem confirmar essa situação. Crawford é seguro dos seus encantos, seguro de que as mulheres não lhe resistem e não tem escrupulos em o provar a todos sempre... Carwford é o que se pode chamar um "convencido", que coloca as suas artes de sedução à prova e sempre sai vencedor.

 

 Contudo, Crawford esbarra em Fanny Price. A discreta e correcta Fanny acaba por, sem intenção, "dobrar" Crawford. Ela que sempre o observou e reprovou a sua atitude para com Luisa e Maria, ela que nunca quis a sua atenção, conseguiu que o sedutor Crawford se apaixonasse.

 

Contudo, acho que podemos interpretar Carwford de diferentes formas: ou a sua paixão por Fanny era fruto apenas da rejeição desta, coisa a que ele não estava habituado e que feria de morte o seu ego; ou Crawford poderia converter-se num heroi se Fanny retribuisse o seu amor e ele acabasse por se transformar num marido apaixonado. Seria esta segunda hipotese possivel?

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.