Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Jane Austen Festival em Bath

 

Créditos da imagem:http://visitbath.co.uk/

 

Setembro é o mês em que Bath, em Inglaterra,  se veste a rigor para recuar no tempo ao encontro dos ambientes dos romances de Jane Austen. Este ano, a  12.ª edição do Jane Austen Festival decorrerá entre os dias 14 e 22 de setembro. Para o próximo ano, a 13.ª edição acontecerá entre os dias 13 e 21 de setembro. Por isso, já sabem que quem quiser ir poderá fazer marcações para os diversos acontecimentos deverá fazer as reservas a partir de junho. Para o efeito, podem consultar a página do Jane Austen Festival. Entre os eventos que ocorrem durante o festival, destaca-se o desfile em traje da época. Para reservar hotel e passagens, convém fazê-lo logo no início do ano para se conseguirem preços mais convidativos.

 

A revista Visão, Vida & Viagens, na sua edição de setembro de 2008, dedicou algumas páginas (62 a 66) a Bath. Celia Hatherly, autora do artigo publicado, inicia desta forma:

 

"Quando Lady Russell entrou em Bath (...) e fez o longo percurso das ruas de Old Bridge a Camden Place, entre os salpicos levantados por outras carruagens,  o barulho de carros e carroças, o alarido de jornaleiros vendedores de pãezinhos doces quentes e leiteiros e o tinir incessante de tamancos, não proferiu a mínima queixa". Jane Austen, em Persuasão

 

Depois de nos falar das termas, das lojas, dos restaurantes e das influências arquitetónicas, Celia Hatherly indica-nos o caminho até Jane Austen, escrevendo que "Os edifícios e a atmosfera georgiana de Bath fazem-nos recuar aos romances de Jane Austen - que ali residiu com a família entre 1801 e 1806 - aos laços de seda, aos chás e às festas mundanas ao livre, aos amores contrariados e aos cânones preconceituosos. Persuasão desenrola-se em Bath, tal como a Abadia de Northanger. Os aromas dos cream tea no aristrocrático Pump Room, os brioches da Sally Lunn e perfeição imaculada dos jardins de Bath poderiam estar em qualquer livro da romancista que, com tanta ironia, retratou a sociedade do seu tempo.

 

(...) Situado no n.º 40 da Gray Street, (o Jane Austen Centre) é muito semelhante à casa onde Jane viveu na mesma rua, no n.º 25. (...) Entre os muitos artigos curiosos expostos, encontramos uma carta escrita pelo punho de Emma Thompson, depois de vencer o Óscar por Sensibilidade e Bom Senso: "Os críticos dizem que Jane Austen é vazia de ideias. Apeteceu-me dar um murro, mas depois pensei em Jane Austen que ofereceria antes uma chávena de chá. Se calhar é por isso que gosto tanto dela..."

 

Para ir até Bath, o melhor será ir de comboio. A partir da estação de Paddington, em Londres, a viagem demora uma hora e meia. A partir de Heathrow é ainda mais fácil porque o Heathrow Express vai até Paddington e depois há comboios regulares para Bath. Os bilhetes podem ser comprados antes da viagem em www.visitbritaindirect.com/pt.

 

Por isso já sabem: reservem uns dias, façam um mealheiro e vão (ou vamos:-)) até Bath a uma edição do Jane Austen Festival. Para saber mais informações sobre como ir e o que ver, para além da página acima indicada, ficam os endereços que a autora do artigo na referida revista nos indica:

www.visitbath.co.uk e www.visitbritain.pt. Fica ainda a nota de se pode contactar o turismo britânico em Portugal através do e-mail britanico.turismo@visitbritain.org. Outra forma, será contactar uma agência de viagens de confiança e pedir um plano de viagem.

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Paula 17.08.2012

    Vera,
    É uma verdade universalmente reconhecida entre os viajantes que em terras de Sua Majestade nada é barato, principalmente em Festival Days. Como o sonho comanda a vida, sonhemos em fazer um mealheiro de acordo com as nossas possibilidades que se poderão ajustar a um programa mais ou menos ambicioso. :) Anima-te!
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.