Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Team Austen ou Team Brontë?

 

 

 

crédito da imagem: Laura Crook

 

Por estes dias, a página do Facebook da editora Penguim English Library tem se mantido animada pela eterna rivalidade entre Jane Austen e as irmãs Brontë. Há quem ame Jane Austen e deteste as irmãs Brontë e o contrário também é verdade. Há ainda aqueles que em caso de incêndio ficariam indecisos entre salvar as irmãs ou salvar austen já que gostam bastante de ambas, esse seria o meu dilema.

Argumentos há muitos e que tal falarmos apenas de popularidade? No caso de Portugal e enquanto leitora e blogger julgo que Jane Austen ganha. A seu favor tem os facto de ambas as adaptações de Orgulho e Preconceito serem extremamente populares. Juntem a isso o número de vezes que a adaptação de 2005 já passou na televisão. Temos ainda o filme Becoming Jane ( A Juventude de Jane) que embora não seja fiel à vida da escritora com certeza acabará por suscitar interesse e atrair leitores.

 

Charlotte Brontë escreveu vários livros, mas apenas Jane Eyre é continuamente adaptada para televisão e cinema, assim com o Monte dos Vendavais da sua irmã Emily, menos sorte parece ter Anne que apenas uma vez teve a sua Inquilina de Wildfell Hall adaptada na televisão. Em Portugal a adaptação de 2006 de Jane Eyre apenas chegou aos nossos ecrãs em 2008, quando já tinha passado no mundo inteiro. O ano passado tivemos direito a ver, quase em primeira mão a última versão cinematográfica que esteve pouco tempo no cinema. Nenhuma destas versões chegou ao dvd e nesta altura dificilmente chegará. Fassbender, o Mr. Rochester da última versão cinematográfica, viu no ano passado a sua popularidade aumentar, mas isso só aconteceu mais tarde. Se o filme tivesse sido estreado alguns meses depois poderia ter capitalizado da popularidade do Mr. Fassbender.

Nenhuma das adaptações do Monte dos Vendavais feitas nos últimos anos para televisão deram o ar da sua graça nos nossos ecrãs. Em Maio estreou um filme, não o vi, mas será que chegará ao dvd? Possivelmente terá a mesma sorte que Jane Eyre.

E vocês caros leitores o que pensam? Gostam mais de Jane Austen ou das irmãs? Acham que Jane Austen é mais popular? E no caso dos nossos leitores brasileiros, contem-nos quem ganha esta eterna batalha no Brasil.

 

 

 

 

7 comentários

Comentar post