Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Vamos Editar os Clássicos - As Cinquenta Sombras de Grey e o impulso aos clássicos

Há dias escrevi aqui que este livro, mundialmente famoso e que tem gerado muitos posts por essa internet fora tinha dado origem a uma nova ideia de integrar cenas de sexo nos clássicos.

Mas nem tudo são más noticias para os amantes da literatura clássica, de acordo com o jornal inglês The Guardian, o livro é apontado como responsável pelo aumento das vendas do livro Tess of d'Urbervilles de Thomas Hardy. Podem ler tudo sobre o assunto: aqui 

Isto é uma boa noticia, apesar de ser apenas sobre leitores ingleses. Com o sucesso que este livro está a ter por cá, é número 1 nos tops das várias livrarias portuguesas, quem sabe se as editoras não publicam o livro em questão?

Há uns tempos com o sucesso da saga Twilight, algumas editoras portuguesas publicaram o livro de Emily Brontë, O Monte dos Vendavais. Nos livros criados por Stephanie Meyer, o livro é apontado como o favorito dos protagonistas, uma das edições mencionava na capa isso. Além disso a imagem escohida tinha uma clara influência da saga em questão.

Por isso é de esperar que o mesmo aconteça a Tess. Thomas Hardy não faz parte da nossa votação mas está entre os melhores escritores ingleses, ainda que não agrade a gregos e troianos. Se o livro for publicado isso pode significar um impulso à literatura clássica e ao nosso projecto, resta-nos esperar que tudo corra pelo melhor.