Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Vamos Editar os Clássicos - Cranford tem edição portuguesa

Descobri há dias que o livro de Elizabeth Gaskell tem edição portuguesa, com o estranho título A Cidade Sem História. Esta informação foi dada por uma leitora do nosso blogue num post e podem ver aqui: Cranford

Pelas imagens eu diria que o estado de conversação é muito bom, apesar do livro ter sido editado em 1943, o que faz dele um livro já na terceira idade, uma altura em que devia descansar na prateleira, sendo aberto ocasionalmente para recordar a quem o leu todas as suas virtudes e a magia da escrita da Senhora Gaskell.

 

Não me interpretem mal, eu adoro livros antigos, mas não tenho dinheiro nem espaço para me dedicar a coleccioná-los, daí a minha ideia de vê-los sossegados nas prateleiras ou mesmo na internet nos sites dos alfarrabistas. Para mim os livros antigos e em segunda mão tem uma magia própria e se isto fosse um blogue de livros, um dia faria um post sobre o assunto.

 

Mas voltando ao que interessa, a informação dada pela nossa leitora, mais uma vez vem confirmar que é urgente editar os clássicos que os livros se estão a perder para dar lugar a outros que ninguém vai falar. Na edição deste mês da revista Ler, Inês Pedrosa falava de Camilo Castelo Branco como o homem que levaria para uma ilha deserta, preferindo-o a Eça de Queiroz... Preferências não se discutem, mas o que mais retive daquilo que ela escreveu foi a afirmação que no Brasil, ele era mais amado e estudado do que aqui. Um mal comum a outros escritores.

 

Por isso se estes escritores não forem editados ou reeditados daqui por uns anos, acabaram esquecidos...

 

 

Quanto à nossa votação, tenho a dizer-vos que neste momento as obras inacabadas e da juventude de Jane Austen estão a ganhar. Desde o inicio que havia uma luta entre North and South e os livros da nossa Jane, nos últimos dias a diferença tornou-se maior. Cranford, Little Dorrit e Anne of Green Gables disputavam o segundo lugar, mas neste momento a Anne tomou a liderança.

 

8 comentários

Comentar post