Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Vamos Editar os clássicos - O mistério de Charles Dickens

Recebo com alguma frequência, newsletters de livrarias online. Uma dessas últimas trazia a noticia da publicação do livro o Mistério de Charles Dickens, título que roubei para este post, já que para mim é um mistério a publicação deste livro.

Quando li a sinopse, que podem ler aqui fiquei a pensar que já tinha visto isto em qualquer lado e verificando a minha wishlist de uma outra livraria, vi que de facto já tinha visto algo bastante parecido, o livro inacabado de Charles Dickens, cuja sinopse, podem ler aqui. Lendo fiquei com a ligeira sensação que tinha lido a sinopse do Código de Vinci, mas versão para Charles Dickens...

 

Não sei se os livros em questão são bons, nem me cabe a mim fazer tal apreciação baseada apenas em sinopses. Faz-me um bocado de comichão este género de livros, primeiro porque os acho um pouco especulativos em relação à vida dos escritores em questão e depois oferecem muitas vezes visões distorcidas do visado, neste caso Charles Dickens.

 

Faz-me confusão que se publiquem tais livros por cá, pois o escritor não está devidamente publicado, não como ele certamente merece. Se quiserem ler o famoso conto de natal, a única dúvida será qual a edição a escolher, à parte disso não há quase nada. Quem quer ler o Dickens não tem sorte quase nenhuma. Por isso, caros editores, se algum eventualmente lê este blogue em vez de se lançarem a publicar livros mirabolantes sobre escritores de renome, façam o favor de publicar a sua obra e aí sim publiquem estes livros que os leitores que gostam deste tipo de livros agradece. Até porque o sucesso de livros deste tipo depende, muitas vezes do conhecimento que se tem da obra do escritor, julgo que fazem referencias à sua obra e onde podem as pessoas ler tais livros se não estão editados?!

 

Um exemplo simples e prático, o livro de Emily Brontë, O Monte dos Vendavais, tornou-se mais conhecido entre os jovens depois de ser citado na Saga Twilight como o preferido dos protagonistas...

 

 

A todos os que já votaram o nosso sincero obrigado! E peço desculpa por alguma ausência de posts sobre este projecto, mas tenho andado um pouco ocupada com outras actividades do blogue. Durante os próximos dias podem contar com mais e isto pode eventualmente decidir algum indeciso que ainda não tenha votado por não conhecer bem as obras sugeridas.