Sugestão de Voto - Anne Of Green Gables de Lucy Maud Montgomery

Tenho a certeza que quem já votou neste nosso projecto, não deve ter reconhecido este título. Mas se tiverem sido crianças nos anos 80, de certeza que se lembram da Ana dos Cabelos Ruivos. Para quem não sabe estes desenhos animados fizeram furor nos anos 80 e ainda hoje muita gente os cita como os seus desenhos animados preferidos. Naquela altura a RTP passava imensos desenhos animados feitos no Japão.

 

A Ana tem a sua origem numa colecção de livros ( oito ao todo) escritos pela canadiana Lucy Maud Montgomery. Todos nós que vimos a série de desenhos animados recordamos uma miúda que falava pelos cotovelos, detestava matemática e que se meteu em alguns sarilhos memoráveis como embebedar a melhor amiga Diana e pintar o cabelo de verde!

 

Contudo a Ana é muito mais que isso, é uma história de luta e coragem de uma menina órfã ( os órfãos não eram nada bem vistos naquela altura) que ao ser adoptada por dois irmãos, Marília e Vicente, acaba por triunfar sobre a adversidade. Os desenhos animados apenas adaptam o primeiro livro, mas os outros seguem Ana pela idade adulta com todos os sucessos e fracassos que tem de enfrentar.

 

Se a Ana ao ser publicada teria sucesso? Eu não tenho dúvidas que sim. Há toda uma geração de crianças dos anos 80 que hoje são adultas e sentem uma certa nostalgia por estes desenhos animados e que iriam com certeza adorar ler esta colecção de livros. Muitas delas são mães e pais, tios e tias, padrinhos e madrinhas que de certeza que iriam partilhar com as suas crianças as aventuras da menina órfã de imaginação fértil.

 

Não resisto a terminar com um vídeo de quando Ana conhece Diana, para os mais saudosistas!

 

 

 

Vera às 10:06 | link do post | comentar | favorito