Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Shortstory 2 - Parte 26

Corria o mês de Agosto. Catherine, agora viúva, não regressara para a sua casa da casada que ia agora ser vendida. Tinha passado uma temporada em casa dos pais e agora estava junto da sua grande amiga, Marianne Brandon. Discutiam alegremente poemas e poetas no grande bosque da propiedade de Delafort quando Brandon surge entre as árvores trazendo na mão uma carta.


- Minha querida Marianne, - ela olhou com toda a ternura para Brandon, curiosa – recebi uma carta para ti de Elinor – sentou-se numa das cadeiras vazias, colocadas à sombra de um grande castanheiro, centenário, porventura, e entregou-lhe a carta. Marianne passou rapidamente os olhos e vendo que nada de particular tinha, leu-a alto:


    Querida Marianne,


É com profunda tristeza que anuncio um singular acontecimento. Estás certamente recordada de Mr. Tilney. Como sabes, estava noivo de Miss Harriet Smith. O casamento, para o qual estavamos convidadas, e que se iria realizar dentro de três dias, foi desfeito. É com profundo pesar que te digo que Miss Smith fugiu com um Mr. Martin e que estarão, neste momento, de partida para as Índias Ocidentais, conforme ela deixou num bilhete de despedida.
    

Mr. Tilney está agora connosco. Entre ele e Edward criou-se uma grande amizade e penso que deseja estar afastado da sociedade e da família por uns tempos. Acredito que seria benéfico se lhe proporcionássemos alguma distração.
    

Fico a aguardar notícias tuas,


    Na expectativa de que esteja tudo bem,


    Sempre tua,
    Elinor F.


Catherine não pode evitar demonstrar uma enorme surpresa e Brandon ficou igualmente abalado. Marianne dirigiu-se para Brandon:


– Preciso de responder a Elinor, Richard, achas que podíamos fazer-lhes uma visita ainda hoje?


- Certamente Marianne, o pobre Tilney deve estar com o coração desfeito. – Marianne sorriu perante a sensibilidade do marido que era tão ou mais romântico do que ela.


Dito e feito. Nessa mesma noite, podíamos encontrar à mesa dos Ferrars, o infeliz Mr. Tilney, o casal Brandon e a viúva Mrs. Thorpe.