Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Clube de Leitura Jane Austen Porto - a preparação I

Como incentivo e preparação para o próximo encontro do nosso Clube de Leitura Jane Austen a ter lugar no dia 29 de Abril na Livraria Bertrand do Dolce Vita do Porto, decidimos enviar às inscritas nessa sessão, alguns tópicos sobre a obra que vamos discutir: "Orgulho e Preconceito" de, claro!, Jane Austen.

 

O primeiro email enviado era sobre a apresentação da obra.

 

"Em 1797, o pai de Jane Austen tentou publicar o livro, sem sucesso, na altura foi devolvido sem ser lido e tinha o título de First Impressions (Primeiras Impressões)

Só mais tarde em 1813 e já depois da publicação de Sensibilidade e Bom Senso é que o livro é finalmente publicado, tendo sido alterado o título e feitas algumas alterações ao rascunho original.

Este é o mais famoso livro de Jane Austen e quase sempre o preferido dos fãs de Austen, ao longo dos tempos apenas Persuasão se tem mostrado um rival digno na hora de decidir o preferido dos seis livros publicados por Jane Austen.

Apesar da fama este é também o título que os ingleses mais dizem ter lido e não leram, de acordo com uma notícia publicada num jornal inglês há sensivelmente dois meses.

Em Orgulho e Preconceito, a chegada do Sr. Bingley à pequena vila de Meryton causa agitação no seio da família Bennet. Afinal, a família tem cinco filhas em idade de casar e não é todos os dias que chegam jovens ricos e solteiros à terra.

Contudo, a presença dele depressa é ofuscada pela entrada de Darcy, muito mais rico e igualmente solteiro.

Pouco depois, Bingley passa a ser admirado como o mais simpático e afável dos homens e Darcy como um homem orgulhoso e altivo.
 
Curiosidade: Quando estava a ler o livro, Cassandra, irmã de Jane Austen perguntou-lhe se Darcy ficava com Elizabeth no fim e disse-lhe que se isso não acontecesse ela não ia continuar a ler.
 

Alguns tópicos de discussão:

  •  A família Bennet
  •  As cinco irmãs Bennet e as suas singularidades
  •  As relações de família e amizade como motor para o desenvolvimento da estória.

 

Se tiverem sugestões de temas que gostassem de abordar na sessão de discussão por favor digam. 


Na próxima semana o nosso e-mail falará sobre o Baile de Netherfield. 

 


3 comentários

Comentar post