Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Imaginando o futuro de Kitty Bennet

 

imagem daqui

 

 

Não é fácil escrever sobre Kitty Bennet porque não há muito sobre ela em Orgulho e Preconceito. Kitty era penúltima das irmãs e é conhecida por ser influenciada por Lydia, um facto curioso já que Lydia era mais nova que Kitty e devia ser ela a influenciada. Talvez a função de Kitty seja demonstrar como existem pessoas que parecem não ter vontade própria e deixam-se levar pelos outros, sem grande esforço. Após o casamento de Lydia e sem a sua má influência, Kitty acaba por prosperar e tornar-se menos ignorante e insípida. O seu tempo é passado quase todo com as irmãs mais velhas e nunca lhe é permitido visitar Lydia, apesar desta frequentemente a convidar com promessas de bailes e rapazes. É mais ou menos este o futuro traçado por Jane Austen no último capitulo de Orgulho e Preconceito.

 

Quando decidi iniciar a shortstory que temos andado a publicar aqui no blogue, desde o inicio de Março, com Elizabeth e Darcy já casados, comecei logo por pensar se Kitty estaria já casada e se sim com quem. Na altura já estava decidido que me cabia a mim falar sobre ela. Não me foi difícil imaginar que casava com um oficial da Marinha e que corria o mundo com ele. Na altura pareceu-me que no fim o amor pela farda venceria e ela acabaria por escolher alguém com esse trabalho. Considerei um destino de acordo com aquilo que nos é dado a conhecer da personagem

Fiquei surpreendida ao ler que Jane Austen disse que ela casara com um homem da Igreja que tinha a sua paróquia perto de Pemberley. Esta informação está no livro "A Memoir of Jane Austen" by James Edward Austen Leigh, seu sobrinho e facilmente o encontram na internet, já que o livro já não tem direitos de autor.

É o tipo de destino que não vemos para Kitty quando nos é apresentada. O casamento com alguém da igreja acaba por lhe dar algum destaque na comunidade e responsabilidade. No entanto até lá chegar ela teve de percorrer um longo caminho e sendo influenciavel podia facilmente perder-se.

 

Não deixa de ser interessante percebemos que Kitty casa mas com um homem que não é rico e não tem muito destaque na sociedade, excepto a nível local. Já Jane e Elizabeth ocupam lugares de destaque. Talvez tenha sido uma forma de Jane Austen valorizar a importância da educação, modos e claro maneira de ser, em oposição a meios de fortuna. Relembro que Jane Austen não tinha uma situação financeira muito diferente da maioria das suas heróinas e talvez através dos seus livros quisesse chamar a atenção para mulheres como ela. Mulheres que eram bem educadas, tinham boas maneiras, uma personalidade cativante, mas dificilmente casariam com um homem como Darcy porque não tinham dinheiro...

 

4 comentários

Comentar post