Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Shortstory - parte 8

Lizzie ficou encantada com a personalidade alegre de Miss Woodhouse mas Anne mantinha alguma reserva, atendendo ao facto de esta ser a companhia do capitão Wentworth. Contudo, este sentimento cairia em breve, fruto da franca atenção que Miss Woodhouse lhe prestava e que ela verificou ser sincera. Miss Woodhouse, apercebeu-se da inquietação do capitão Wentworth quando foram apresentados à entrada e estava curiosa para descobrir a fonte de tal desconforto. Depois de falar um pouco mais com Anne, antes de o jantar ser servido, Emma achou que ela seria o par perfeito para o seu amigo que há muito desejava ver feliz. Tinha uma ideia brilhante. E foi imbuída de um espírito de missão que se deixou conduzir pelo capitão Wentworth até à sala de jantar.

 

A mesa estava muito elegante. Lizzie dera instruções aos criados para que se empenhassem na confecção do jantar. Não gostava de cair em exageros, mas não aceitava nada menos do que elegância e requinte quando recebia os convidados de Mr. Darcy. Tal cuidado agradava a Darcy que não se cansava de a elogiar pelo bom gosto e empenho que colocava em tudo o que fazia. Miss Georgiana ajudava um pouco nesta matéria porque para além de gostar de fazer os arranjos de flores, tinha um gosto requintado para construir ementas. Todos os convivas elogiaram a comida e o ambiente sóbrio e elegante.

 

Depois do repasto, os convidados foram novamente conduzidos à sala adjacente onde foram servidos licores. Os homens aproveitaram para se juntar e conversar sobre política e negócios, enquanto as senhoras se agruparam em pequenos conjuntos para jogarem ou conversarem. Emma cuidou de ficar junto de Anne e de Lizzie pois queria convidá-las para passarem quinze dias em Hartfield. Na sua opinião, tal convívio faria bem a todos. A sua estadia em Bath estaria muito em breve terminada e a perspectiva de encontrar Hartfield sem a companhia do seu grande amigo Mr. Knightley não lhe agradava. Sentia a sua falta todos os dias desde que ele partira para Londres, há três semanas, para tratar de negócios. Ficaria ainda mais quinze dias, segundo informou na última carta que lhe enviara. Para além disso, desde que Mrs Weston dera à luz a pequena Susan que o tempo para lhe dar atenção era pouco e ela não queria, neste caso, roubar a atenção a tão adorável criatura. De facto, esta viagem a Bath revelara-se mais frutífera do que pensara inicialmente. Fora com alguma relutância que decidira fazer aquela viagem porque não apreciava o ambiente das cidades e era-lhe penoso abandonar Hartfield. Contudo, o seu amor e devoção pelo pai levaram-na a fazer tal sacrifício.  Agora reconhecia que afinal aquela deslocação beneficiara a ambos.

 

Estavam, pois, as três a conversar animadamente quando Emma as convidou para visitarem Hartfield dali a quinze dias. Ainda faltava um mês para o Verão terminar e o bom tempo duraria mais uns dias, o que lhes dava oportunidade para fazerem grandes passeios e piqueniques. Lizzie informou que teria de consultar Mr. Darcy, dando, no entanto, a entender que nada haveria que os impedisse de aceitar tão amável convite. Em boa verdade, achava que mais uns dias fora de Pemberley lhe iriam fazer bem e Bath já nada tinha para lhe oferecer devido à ausência de Jane.

 

- Mrs Darcy!... - declarou alegremente Emma, enquanto pegava nas mãos de Lizzie e as apertava carinhosamente - nem imagina o quanto me deixa feliz! Tenho a certeza de que vai adorar. Irei apresentar-lhe Mrs Weston que é a minha grande amiga e que foi minha preceptora. Terá também oportunidade de conhecer Mr. Knightley, também um bom e querido amigo. Tenho a certeza de que ele gostará de vos conhecer. Convidei igualmente o capitão Wentworth, pois é muito amigo de Mr. Knigtley - acrescentou enquanto desviava o olhar para tentar perceber a reacção de Anne que tentou manter a calma quando a ouviu mencionar o nome do capitão.

 

- Tenho a certeza de que simpatizarei com todos - disse Lizzie - e também fico muito feliz com o seu convite.

 

Anne, pensava numa desculpa para fugir a este convite. Se por um lado gostava de poder desfrutar da companhia de Mrs Darcy e de Miss Woodhouse, com quem afinal criara alguma empatia que gostaria de aprofundar, porquanto conseguia manter uma conversa interessante e aceitável com ambas, por outro lado, causava-lhe muito sofrimento pensar que iria estar no mesmo espaço que o capitão Wentworth depois de tudo o que se passara.

 

- Miss Woodhouse - começou Anne - lamento, mas não posso aceitar o seu amável convite... tenho que...

- Minha querida - interrompeu Emma ansiosa - não posso aceitar uma negação. Falarei com a sua família e irei persuadi-los a permitirem que me visite. Há pouco, ouvi Mr. Elliot dizer que irá estar ausente por três semanas, por isso, não vejo motivo para não nos acompanhar. Tenho a certeza de que lhe fará bem passar uns tempos em Hartfield e em companhia muito agradável. Peço-lhe que aceite. Mrs Darcy também fará muito gosto, tenho a certeza, na sua companhia.

- Claro que sim - disse Lizzie, tentando ajudar Emma a convencer Anne a juntar-se ao grupo.

 

Dito isto, Anne ficou sem saber o que dizer pois não queria ser mal interpretada, nem queria dar a entender o desconforto que sentia perante o capitão Wentworth. Sabia que se Emma abordasse o seu pai, este nada teria a objectar. Pelo contrário, incentivá-la-ia a aceitar o convite já que ficara rendido à beleza e à fortuna de Miss Woodhouse.

 

6 comentários

Comentar post