Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Sanditon

 

 

"Também conhecido por Areia e Sanditon, este romance inacabado foi escrito em 1817, no último ano de vida de Jane Austen. O Romance acaba no capítulo 11, depois de uma introdução prometedora sobre Sanditon, uma aldeia junto ao mar, algumas personagens principais e bastantes personagens secundárias deveras intrigantes"

É assim que está descrito este livro numa das suas folhas iniciais.

Esta obra, inicialmente intitulada "The Brothers", ficou inacabada devido à debilidade provocada pela doença de Jane Austen nos seus últimos meses de vida.

 

Uma vez que não tem fim, fiquei um pouco triste por não poder saber qual o resultado de tantas relações entre os personagens, penso que uma sobrinha de Jane Austen fez uma conclusão para este livro, mas não tenho a certeza.

 

Não vos sei dizer muito bem em quem a história se foca mais, Charlotte Heywood, talvez (mas só talvez) seja a personagem principal. No entanto, ficamos a conhecer as irmãs Parker que, a meu ver, são "ligeiramente" hipocondríacas.

 

A aldeia de Sanditon é-nos muito descrita e, na minha mente, a sua imagem é extremamente bonita, ali à beira mar... enfim, não há muito a dizer, os 11 capítulos que compõem este livro, são simplesmente o início do que seria, absolutamente, uma obra sensacional, uma vez que as personagens apresentadas são deveras interessantes, e quem sabe que jogos de relações as esperavam...

 

Este livro, traz também outras histórias escritas por Jane Austen, alguns títulos inacabados da Juvenília. "The Watsons", "Lady Susan", "Frederic and Elfrida", "Love and Friendship", "Lesley Castle", "The History of England".