Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Uma espécie de entrevista a Charles Dickens

O World Book Club é um programa de rádio de entrevistas a escritores. Este programa é diferente de outros do género, além da entrevistadora também o leitor/ouvinte é convidado a fazer perguntas. Além disso o programa foca-se apenas num livro do escritor convidado e não na sua obra e inclui a leitura de excertos do livro. Se derem uma vista de olhos no arquivo do programa irão ver que o espólio é grande e bastante atractivo, nomes importantes da Literatura como Doris Lessing, recentemente galardoada com o Prémio Nobel, Ian McEwn, o autor de Expiação e também Sebastian Faulks, cujo o livro Birdsong, objecto de uma adaptação recente para televisão, da qual a Sandra nos falou aqui foram já entrevistados no programa.

 

Como sabem este ano comemora-se o Bicentenário do Nascimento de Charles Dickens, na impossiblidade de uma entrevista o World Book Club, juntou vários especialistas de Dickens para conversarem sobre Great Expectations. A eles junta-se ainda o testemunho de alguns escritores sobre a influência de Dickens no seu trabalho. A leitura de excertos está a cargo de Simon Callow. Do painel de convidados faz parte Claire Tomalin que além da biografia de Dickens já escreveu uma da nossa Jane.

Outro trabalho de Claire Tomalin é The Invisible Woman, que se foca em Ellen Ternan, a mulher por quem Dickens se apaixonou e o motivo da sua separação da esposa. O livro está agora a ser adaptado para cinema e terá a realização de Ralph Fiennes, que também vestirá a pele de Dickens. A personagem de Ellen estará a cargo de Felicity Jones, Kristen Scott Thomas dará vida à mãe de Ellen. A última noticia de casting dizia que Tom Hollander iria ser Wilkie Collins, amigo de Dickens e também escritor, conhecido sobretudo pelo livro A Mulher de Branco.

O filme só deverá estrear em 2013, até lá ouçam o programa aqui.

2 comentários

Comentar post