Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Birdsong (2012)

Baseada na aclamadíssima obra de Sebastian Faulks, O canto dos pássaros (ou Birdsong no original), esta adaptação da BBC é digna de registo, muito emocional e bem construída. Não sei se foge muito à obra original dado que, lamentavelmente, possuo a obra mas nunca a li. Uma situação que será logo, logo remediada; ou não tivesse eu ficado completamente apaixonada pela história.

Imagem retirada daqui

 

A história desenrola-se entre 1910 e 1918, altura em que termina a Primeira Guerra Mundial. No início conhecemos Stephen Wraysford, um inglês que se encontra a passar uma temporada em Amiens (França), a fim de observar junto da família Azaire o negócio de texteis desta, sobretudo no sentido de perceber o processo de fabrico. Durante essa fase, apaixona-se pela jovem esposa do industrial Renné Azaire, Isabelle, oito anos mais velha, com quem vai manter um romance intenso até que o marido dela descobre. Esta história e as suas consequências reais e emocionais é contada através das recordações de Stephen durante o tempo que permanece como oficial na Guerra.

 

Além da tempestuosa história de amor vivida entre Stephen e Isabelle, a série mostra-nos ainda as atrocidades vividas na Primeira Grande Guerra, o medo e a coragem dos soldados e a camaradagem existente entre eles. Há partes que chegam mesmo a ser demasiado emocionais e outras impróprias para personalidades mais susceptíveis ao sofrimento humano.

Imagem retirada daqui

 

Relativamente à obra literária, Birdsong é parte de uma trilogia de romances de Sebastian Faulks que inclui The Girl at the Lion d'or e Charlotte Gray, todos ligados através da localização, história e vários personagens secundários. Enquanto que a maior parte do romance se concentra na vida de Stephen antes e depois da Guerra, foca também a vida da sua neta, Elizabeth, e as suas tentativas para descobrir mais sobre o avô e as suas vivências de guerra. Segundo a Wikipédia, a história divide-se em sete partes com uma estrutura episódica que cobrem três diferentes períodos de tempo: o antes, durante e depois da guerra.

 

A série aconselho sem ponta de dúvida. O livro, a julgar pelas minhas experiências literárias, será ainda melhor. Quando o terminar de ler, logo expressarei a minha opinião.

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.