Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Manuscrito de 'Orgulho e Preconceito' considerado «sem interesse»

Encontrei as duas notícias que se seguem e achei bastante curioso, pois contradizem-se. Não conheço a data das noticias em questão, mas julgo que são recentes (deste ano 2009).

É situação para dizer, que andam estes editores a fazer? Primeiro, não reconhecem Orgulho e Preconceito, depois, dizem que é uma história sem interesse...

Manuscrito de 'Orgulho e Preconceito' considerado «sem interesse»

 

Dezoito das principais editoras britânicas rejeitaram, por considerarem «sem interesse», um manuscrito da obra mais famosa de Jane Austen, Orgulho e Preconceito.


O manucrito foi-lhes enviado, como teste, com outro título e outro autor.

A experiência, hoje relatada na imprensa, foi levada a cabo por um inglês, David Lassman, que pretendia denunciar o pouco impacto que as «boas histórias» têm hoje no mundo literário, onde o cinema domina cada vez mais.

Por isso, pegou no manuscrito de Orgulho e Preconceito, mudou-lhe o nome para Primeiras Impressões (o título que Austen deu originalmente à obra) e assinou-o com o nome de uma escritora inventada, Alison Laydeen.

Das 18 editor
as acabou por receber cartas afirmando que a obra tinha «pouco interesse» e, como tal, não seria publicada. Apenas uma das editoras recomendou contrastar a obra com o texto de Austen, por haver «algumas semelhanças».

Fonte: Lusa/SOL

Livros Mais Românticos de todos os Tempos

Segundo um questionário efectuado a mais de 700 membros da Associação de Romancistas Românticos, Pride and Prejudice é a novela mais romântica de todos os tempos. Publicada em 1813, venceu Jane Eyre de Charlotte Bronte.

Nos cinco lugares do topo ficaram: Gone with the Wind; Wuthering Heights e Rebecca.

LIVROS MAIS ROMÂNTICOS DE TODOS OS TEMPOS


1. Pride and Prejudice - Jane Austen
2. Jane Eyre - Charlotte Bronte
3. Gone With the Wind - Margaret Mitchell
4. Rebecca - Daphne Du Maurier
5. Wuthering Heights - Emily Bronte


Fonte: Romantic Novelists' Association