Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Influências Literárias

 

Ao “período literário” durante o qual Jane escreveu as suas obras, apelidamos de Romantismo, em pleno auge no séc. XIX, todavia, pelo que li, penso que Jane Austen não se encaixa nos exatos cânones deste movimento literário.

 

Jane Austen é considerada pelos seus estudiosos como pioneira na literatura, uma vez que não escrevia meros romances, repletos de drama e com histórias de amor arrebatadoras. Jane Austen, escrevia sobre o ser humano nas suas diversas facetas, e talvez seja por isso que nas suas obras não há verdadeiros vilões e vilãs, quero com isto dizer que, mesmo os “maus da fita” são detentores de qualidades e defeitos – não são poços de pura maldade. Assim como os “bons da fita” não são santos incólumes de defeitos. Além disso, Jane Austen inovou pelo seu singular sentido de humor e por uma sagaz crítica à sociedade, muitas vezes subreptícia. 

 

Jane Austen começou a escrever em pequena, escrevia pequenos textos que recitava em voz alta para a família – exemplo disso são “The History of England” e “Love and Friendship”.

 

Jane Austen, nascida ainda no séc. XVIII, recebe, obviamente, influências dos escritores de então. Nomes como Fanny Burney, Edgeworth, Walpole, Cowper, Defoe, Samuel Johnson, John Milton, Alexander Pope, Samuel Richardson e Ann Radcliffe, tão em voga naquele período, foram certamente fontes de aprendizagem para Jane. Aliás, segundo li num artigo, Orgulho e Preconceito, inicialmente entitulado de “First Impressions”, teve o título que conhecemos hoje em virtude da última frase do livro “Cecilia” de Fanny Burney – não fui confirmar, mas se alguém tiver acesso ao livro em inglês, faça o favor de deixar aqui um comentário a assegurar a veracidade desta afirmação.

 

Contudo, citando Alváro Pina, “os romancistas, homens e mulheres, do séc. XVIII valem apenas em Jane Austen, que com eles aprendeu a contar melhor do que eles jamais souberam”. E é neste sentido que estudiosos e adeptos de Jane Austen, lhe atribuem o desenvolvimento do chamado romance moderno inglês, tendo em conta as inovações por ela trazidas, como “a complexidade da personagem principal, a actuação irónica da narradora e o enredo dramatizado”.

 

Por exemplo, posso aqui falar de vários nomes que têm como referência Jane Austen, George Elliot, é sem dúvida, o exemplo mais proeminente e, através dela, Henry James; alguns estudiosos consideram também que Oscar Wilde foi buscar as influências humorísticas a Jane Austen.

 

Jane Austen é uma forte referência para alguns escritores hoje em dia, aliás, o cinema tem grande importância, sucedem-se adaptações às suas obras, dando a conhecer, constantemente, às novas gerações os seus romances e mostrando o quão atual Jane Austen consegue ser, mesmo passamos mais de 200 anos. Nomes mais recentes como J.K. Rowling ou Stephanie Meyer, foram também buscar inspiração a Jane Austen.

 

4 comentários

Comentar post