Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Persuasão

 

"There could have been no two hearts so open, no tastes so similar, no feelings so in unison, no countenances so beloved. Now they were as strangers; nay, worse than strangers, for they could never become acquainted. It was a perpetual estrangement.”

"Persuasão" foi o último dos Romances terminados por Jane Austen.

Começou a escrevê-lo imediatamente a ter terminado "Emma", completando-o a Agosto de 1816. Contudo, "Persuasão" só seria publicado postumamente, um ano depois da sua morte, em 1818.

Como poderei classificar este livro? Fenomenal!

Li todo o livro sofregamente. Devo dizer que fiquei totalmente rendida ao estilo de escrita de Jane Austen, que em certas alturas em muito se assemelha a Eça de Queirós, através da sua descrição e crítica da sociedade (naquele caso, inglesa).

Tendo em conta que vi o filme "Persuasion" (2007), devo dizer que está muito próximo da obra em quase tudo.

 

Anne Elliot, a personagem principal, tem um sentido de bom senso e uma inteligência que é quase impossível não ficarmos encantados por ela. Descrita como muito meiga, agradável e doce, ficamos presos aos seus sentimentos.

 

A história conta-nos o reencontro de Anne Elliot com o Capitão Wentworth ao fim de oito anos de separação devido ao facto de Anne não ter aceitado o seu pedido de noivado quando tinha 19 anos. Ou melhor, persuadida pela sua grande amiga, Lady Russel, a não o fazer, uma vez que o jovem não tinha fortuna e que seria muito arriscado para Anne comprometer-se com tal situação.

Oito nos depois reencontram-se e são obrigados a conviver novamente, e digo-vos que são momentos irresistíveis para qualquer leitor.

 

Para além de toda a história entre Anne e Wentworth, que é sem dúvida alguma, muitíssimo cativante, vão-nos sendo narradas situações da vida quotidiana subtilmente criticadas pela autora e que mostram a futilidade de alguns estratos da sociedade da época.

É uma história de amor que dá aos protagonistas uma nova opotunidade de amar, uma segunda chance!

4 comentários

Comentar post