Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

O Parque de Mansfield 1983 - 2º episódio

 

Este episódio inicia-se com uma conversa entre as duas irmãs Bertram onde já se percebe a sua rivalidade em relação a Mr. Crawford. Depois há a famosa cena do cavalo onde Fanny está a desesperar de tanto esperar pelo término do passeio de Miss Crawford e Edmund. Confesso que nesta cena, a versão de 2007 personifica melhor a entediante espera de Fanny.

 

De seguida, uma cena que eu já nem me recordava do livro, o passeio de Miss Crawford com os dois irmãos Bertram, penso que é nesse passeio que ela se apercebe que não tem interesse algum em Tom Bertram. Depois vem aquela cena em que se percebe a fragilidade de Fanny e onde Edmund se penitencia por se ter descuidado com Fanny que andou demasiado tempo ao sol e por isso ficou com uma enxaqueca.

 

Vem depois a parte que eu mais gosto, tanto na adaptação como na obra - a visita a casa de Mr, Rushworth. Está tal e qual a obra e a representação de Fanny não podia estar melhor, não há termo de compração com as outras adaptações dado que nenhuma tem esta parte do livro.

Neste passeio pelos jardins da mansão de Rushworth dá para perceber o duelo mental da cabeça de Fanny entre o que está certo e o que não está certo, uma vez que ela fica ali sentada enquanto a acção decorre à sua frente, é também uma cena muito engraçada, umas das poucas no livro.

 

Aqui fica um excerto da tão minha adorada cena do passeio pelos jardins de Mr. Rushworth.

 

 

Para quem quiser assistir a esta versão de Mansfield Park no youtube, aqui ficam os links para o 2º episódio: