Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

O Parque de Mansfield 1983 - 1º Episódio

 

Há muito que desejava ver esta versão de Mansfield Park e este primeiro episódio foi fantástico.

Muito minucioso em relação à obra original.

Conhecemos mais aprofundadamente do que nas outras versões, a fase da chegada de Fanny a Mansfield (embora a versão de 1999 tenha estado também muito próxima) mas nesta versão há mais critério nas cenas apresentadas seguindo lado a lado a obra.

Adorei a interpretação de Mrs. Bertram, excelente, a melhor de sempre.A música de apresentação é também muito bonita.

 

Neste primeiro episódio, para além de assistirmos à chegada de Fanny a Mansfield, assistimos também ao funeral de Mr. Norris, à discussão entre Mr. Bertram e Tom Bertram por causa das dívidas do último com os jogos, à chegada da família Grant a Mansfield, à possibilidade de Fanny ir viver com Mrs. Norris, ao esquema montado por Mrs. Norris para casar Maria com Mr. Rushworth, ao passeio a cavalo de Fanny e Edmund, que ficou àquem do das outras versões, à chegada de Mary e Henry Crawford - não gostei nada nada da interpretação de Henry Crawford, soou-me sempre a teatro, Mary Crawford pelo contrário, uma excelente interpretação, embora eu aprecie a das versões mais recentes.

 

A partida de Mr. Bertram está muitíssimo boa: o desespero de Mrs. Bertram, a indiferença das filhas, o cuidado de Fanny e as brincadeiras de Tom com o irmão, fazem-nos como que assisitr a um verdadeiro quadro de família. O episódio acaba com a chegada de Mrs. Norris, Maria e Julia de um baile que serviu para "deixar de amores" Mr. Rushworth.

 

Deixo aqui a cena da chegada de Fanny a Mansfield com a música da introdução que tanto gostei.

 

 

Para quem quiser assistir a esta versão de Mansfield Park no youtube, aqui ficam os links para o 1º episódio: