Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

South Riding - 1º episódio

Este post não é uma review da série ou do seu primeiro episódio, serve apenas para quem quem viu possa trocar as suas impressões sobre o primeiro episódio. Isto contém spoilers! Na próxima semana comentaremos o segundo episódio :)

 

Como todos os primeiros episódios ficamos conhecer as personagens que nos irão acompanhar ao longo destes 3 episódios.

Em 1934 Sarah Burton assume a posição de directora da escola de raparigas de South Riding. Sarah, percebemos logo, é uma jovem idealista, com ideias novas e que aspira por mudanças na sociedade. Mas apesar de passar a ideia de uma mulher forte e determninada, ela pareceu-me ser uma mulher marcada pela tristeza da morte do noivo na 1º Guerra Mundial.

A escola onde Sarah é a directora acolhe duas novas alunas Lydia e Midge. A primeira é uma menina que vive num bairro de lata e consegue frequentar a escola graças a uma bolsa de estudos. Midge estudou sempre em casa com professores particulares. Ela parece-me ter alguns problemas emocionais ou mesmo de natureza psicológica. Ela é a filha de Robert Carne que desde o inicio antagoniza com Sarah, mas tudo parece passar quando ela o ajuda no nascimento da vaca ( acho que era uma vaca :) ). Robert luta com dificuldades financeiras para manter a sua quinta e a julgar pela cena final vive o mesmo drama que o Mr. Rochester de Jane Eyre.

A nível de enredos secundários temos o Mr. Huggins e o seu drama de ter engravidado uma rapariga que agora quer dinheiro, a vontade dos políticos locais de construir casas para as pessoas do bairro de lata. Confesso que não percebi muito bem o papel na Penelope Wilton.

 

Gostei deste primeiro episódio e certamente irei continuar a ver e a fazer estes posts resumo da série. Numa altura de crise económica é interessante ver uma série que se passa numa altura em que as pessoas também viviam com dificuldades.