Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Adaptação menos preferida

Não conheço todas as adaptações existentes das obras de Jane Austen. Por isso, de entre as que já vi destaco talvez Orgulho e Preconceito de 1940 com Greer Garson e Lawrence Olivier.

 

 

Acho o guarda-roupa demasiado exagerado e fora de época; Vêem-se lá vestidos que davam verdadeiras tendas de campismo e as mangas são tão exageradas que parece que as mulheres vão levantar voo a qualquer instante. Sei que são roupas que foram reaproveitadas do filme "E tudo o vento levou", filmado mais ou menos na mesma altura, dado que este O&P era um filme de baixo orçamento. Mas, mesmo assim, não gostei. Podiam ter adaptado as roupas para dar mais realismo e fidelidade à história original. Costureiras não deviam faltar por lá.

 

As idades dos actores também não me parecem adequadas. Todas as personagens aparecem como muito mais velhas e maduras do que são originalmente no livro. Mas penso que isso é uma característica dos filmes mais antigos.

 

Depois, são as interpretações. Sei que, nos filmes mais antigos, as interpretações tendem a ser mais teatrais especialmente se tem actores com formação e experiência maioritariamente teatral; todavia, acho exagerado; Os diálogos, as posturas,... e então aquela primeira declaração de Mr Darcy a Lizzy! Credo, que coisa tão sem sal, tão pouco romântica, tão pouco emocional...

 

Badly done, very badly donne... (como diria Mr Knightley).