Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Adaptação preferida

Pode até não ser das mais fiéis à obra original (a adaptação de 1995 está mais de acordo com o livro) mas é definitivamente a adaptação que eu prefiro dentro das que foram feitas às histórias de Jane Austen. "Orgulho e Preconceito" de 2005 com Keira Knightley e Matthew MacFadyen, filme franco-britânico realizado por Joe Wright que foi nomeado para quatro óscares (melhor actriz, melhor banda sonora, melhor figurino e melhor direcção de arte).

 

Nesta adaptação foram mudadas várias cenas para locais mais românticos que os do livro. Por exemplo, no filme, Darcy pede Elizabeth em casamento pela primeira vez num local ao ar livre, perto de um lago e com muita chuva. No livro, essa cena tem lugar num presbitério. No filme, o segundo pedido ocorre numa charneca ao amanhecer enquanto que, no livro Darcy e Elizabeth caminham juntos num campo, à luz do dia. Não posso dizer que desgostei destas alterações. Pelo contrário. Apesar de continuar a gostar do enredo do livro, estas alterações trouxeram uma grande mais valia ao filme dado que são cenas extremamente românticas e com uma intensidade emocional muito grande.

 

A edição americana do filme inclui uma cena final (que não está presente no livro) que mostra os dois casados, em Pemberley. Esse final não foi bem aceite pelo público britânico e, por isso foi cortado da edição do Reino Unido e da edição internacional. Essa versão termina com o consentimento do Sr. Bennet ao casamento de Darcy e Elizabeth, cortando então o último capítulo do livro, que resume a vida de Darcy e dos outros personagens principais durante os anos seguintes.