Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Top Jane Austen # 4

JANE AUSTEN - jane-austens-couples photo

Fotografias retiradas daqui

  • Melhor história de amor secundária- Mr. e Mrs Weston. Depois de um curto e infeliz casamento, Mr. Weston encontra em Miss Taylor a mulher que ansiara ter quando casou pela primeira vez. Contudo, dispõe-se a casar com ela somente depois de conseguir uma vida estável para lhe poder proporcionar todo o conforto. Quanto a ela, dispôs-se, entende-se, a aguardar. A maturidade que caracteriza este amor é tocante. Quem é que se dispunha, voluntariamente, a tais sacrifícios? Esta espera de anos é um martírio que muitos não aguentariam. Para além disso, a personalidade bondosa de ambos para com todos os que os rodeiam e a tremenda ternura que nutrem um pelo outro faz com que esta história de amor seja linda e comovente. E tem um final feliz!

  Mr and Mrs Weston - jane-austens-couples photo

  • Personagem masculina secundária preferida- Coronel Brandon! Desde a primeira leitura que gostei do Coronel Brandon pela sua sensibilidade, pelo seu afecto sincero a Marianne, pelo sofrimento que envolve a sua vida e pela amizade que nutre pelos seus amigos. A conversa que ele tem com Elinor acerca dos impulsos da juventude Marianne e a sua conduta quando socorre Marianne são tocantes e revelam um homem de carácter bom e humilde, não obstante a sua posição.

 

Brandon and Marianne  - jane-austens-couples photo Brandon & Marianne - jane-austens-couples photoBrandon and Marianne - jane-austens-couples photo

  • Personagem masculina secundária menos preferida- Wickham! É o personagem que nenhuma simpatia ou compreensão me consegue arrancar. É odioso desde o início e mais ainda quando regressa a casa de Mr. Bennet, sem qualquer pudor,  já casado com Lydia. Nem nessa altura deixa de lado as suas artimanhas para iludir os demais.

 

  • Personagem feminina secundária preferida- Jane Bennet! Pela sua bondade e pelo afecto sincero que tem pelas irmãs, principalmente por Elizabeth. Apesar de todas as provações, consegue manter a esperança no futuro e ver bondade em todos. Ingénua? Talvez apenas o suficiente.

  Susannah Harker as Jane Bennet

  • Personagem feminina secundária menos preferida- São duas. A saber: Lydia e Mrs. Norris! Lydia, pela infantilidade exagerada e pela futilidade que é incentivada por sua mãe. É uma criatura mimada e velhaca. Isto é notório na forma como se apodera dos objectos da irmã mais nova e da altivez mal disfarçada com que se dirige a Jane quando regressa a casa com Wickham como seu marido. Ademais, não demonstra qualquer arrependimento pelo seu comportamento; nem respeito ou preocupação pelas eventuais consequências que os seus actos possam ter causado ou vir a causar à sua família, principalmente às suas irmãs. Mrs Norris pela forma pouco humana com que recebe Fanny Price e por todo o seu comportamento ao longo da história A forma agressiva com que trata Fanny e o modo como quer controlar tudo e todos, fazem dela uma personagem irritante que não granjeia simpatia. O que estas duas personagens têm em comum é que acabam como começam e conseguem, depois de tudo, continuar a viver à custa da família.

 

  • Relação de família preferida- Elizabeth e Jane! Gosto da relação que estas irmãs têm desde o início da história e da forma sólida como se mantém ao longo de todas as peripécias por que ambas vão passando. Mais do que irmãs, elas são amigas. São o apoio uma da outra em todos os momentos. É uma relação feliz e rara.

 

  • Mais frustrante relação de família- Aqui tenho que eleger duas: (i) Anne Elliot e toda a sua família e (ii) Fanny Price e os seus pais. É impossível ficar indiferente à selectividade fútil de Mr. Elliot e à forma como ele vê e trata  Anne. Para ele, Anne particamente não existia. Por outro lado, Fanny é absolutamente desprezada pela própria mãe que, clara e notoriamente, revela a sua preferência pelos filhos rapazes.