Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Melhor vilão

Jane Austen, em suas obras, retrata a sociedade britânica de seu tempo, pessoas de seu convívio social e características daquele contexto histórico. Todas as personagens criadas pela autora são indivíduos reais, tipos que qualquer um de nós já conheceu ou convive. Deste modo, não há um vilão típico de filmes, novelas ou conto de fadas, mas pessoas egoístas, interesseiras, maldosas, invejosas, ambiciosas, que também possuem qualidades positivas, afinal são seres humanos contraditórios como todos nós.

 

Nesta linha de raciocínio, a personagem que mais se aproxima de um vilão para mim é a Mrs. Norris de “Mansfield Park”. Ela é mesquinha, invejosa, fuxiqueira, palpiteira, maldosa e vislumbrada com a riqueza e status social. O modo como ela trata Fanny Price me irrita e me revolta!Mrs.Norris faz descaradamente diferença de afeto, atenção e elogios entre seus sobrinhos, favorecendo dificuldades de relacionamento e discriminação entre eles, principalmente das filhas de Lady Bertram para com Fanny. Ela me lembra a madrasta da Cinderela! Ainda bem que no fim da história ela tem o que merece!

 

Outro personagem que se aproxima de um vilão é George Wickham, realmente, ele não é um cavalheiro! Conquistador, sedutor, astuto e persuasivo, engana até a expert em caráter humano, Elizabeth Bennet. Ele é muito interesseiro, viciado em jogos, inescrupuloso  e abusa de seu charme para conquistar mocinhas indefesas, como Georgiana Darcy e até Lydia Bennet (ela é assanhada, mas ingênua). Abusa da boa vontade de Mr. Darcy e sempre se coloca no papel de vítima das circunstâncias. Que canalha! Mesmo ao término do livro, nós percebemos que seu caráter não muda e Jane Austen sugere que ele e Lydia serão um eterno peso e preocupação para suas irmãs.

1 comentário

Comentar post