Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Melhor personagem sarcástico

Mr Bennet, sem dúvida. E especialmente quando lida com a sua esposa, a interesseira, rude, fútil e egoísta Mrs Bennet. No primeiro capítulo de "O&P" temos os mais engraçados exemplos dessa sagacidade do Mr Bennet.

 

"...pois, uma vez que a senhora é tão bonita quanto qualquer uma delas, o Sr Bingley poderia escolhê-la a si como a flor do grupo."

 

"Está redondamente enganada, minha querida. Tenho o maior respeito pelos seus nervos. São meus velhos amigos. É  com consideração que a oiço mencioná-los de há vinte anos a esta parte, pelo menos."

 

Neste primeiro capítulo, Jane Austen descreve Mr Bennet como 'um misto extraordinário de petulância, sarcasmo, reserva e capricho que a experiência de vinte e três anos não bastara ainda para a mulher compreender o seu carácter.'

 

E não posso deixar de referir o capítulo XX, quando Mr Collins pede Elizabeth em casamento e ela recusa. Quando Mrs Bennet procura o apoio do marido para que faça Elizabeth mudar de ideias, ele diz à filha:

"Oferece-te uma difícil alternativa, Elizabeth. A partir de hoje não passarás de uma estranha aos olhos de um de nós. Se não casas com o Mr Collins, a tua mãe nunca mais te quererá ver; se casas, então serei eu que te repudiarei."

E depois do desapontamento profundo de Mrs Bennet perante estas palavras, acrescenta para ela:

"Minha querida, tenho dois pequenos favores a pedir-lhe. Primeiro, que no momento presente me autorize o pleno gozo do meu entendimento; e segundo, o do meu espaço vital. Ficar-lhe-ia eternamente grato se deixasse o mais breve possível a biblioteca à minha disposição."

 

Além do Mr Collins, Mr Bennet é dos personagens que tem as tiradas mais engraçadas e sarcásticas. Difere contudo do Mr Collins na inteligência e perspicácia com que diz as coisas, pois não tende a cair no ridículo como o sobrinho. Pelo contrário, demonstra grande cultura e segurança em si mesmo e nas suas acções.