Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Momento do Livro que me fez rir

O Mr Collins é um verdadeiro postal, daqueles de Natal, cheios de enfeites e até com música...

 

Poderia destacar algumas partes do livro em que ele me faz rir mas vou optar por aquela em que ele descobre que o Mr Darcy está presente na festa em Netherfield Park e diz a Elizabeth que se vai auto-apresentar ao sobrinho de Sua "patroa" Lady Catherine de Bourgh. Contudo, Mr Darcy trata-o com a sua frieza e altivez e chega mesmo a afastar-se para outro sítio, depois de uma ligeira vénia, sem lhe dedicar muita conversa ou confiança.

 

Mesmo assim, o nosso postalzinho de Natal fica satisfeito: "Não tenho razões de queixa, acredite-me, do modo como fui recebido" - diz ele pouco depois para uma Elizabeth envergonhada pelo comportamento do primo - "O sr Darcy pareceu ter ficado encantado com o meu gesto. Respondeu-me com toda a delicadeza e até se dignou a elogiar-me, ... no conjunto, estou assaz satisfeito com ele"

 

 

Não estou a criticar de todo a personagem deste senhor criada pela nossa Jane Austen; Muito pelo contrário, acho o Mr Collins uma personagem muito interessante, bem construída e de grande importância para o desenvolvimento da trama de "Orgulho e Preconceito".

 

 

4 comentários

Comentar post