Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Momento do Livro que mais me deixou enfurecida

 

Acho que todas as partes em que Lady Catherine de Bourgh entra me tiram do sério, principalmente quando ela vai  a Loungborn certificar-se que Elizabeth não está noiva do sobrinho. Ela sim é que é "uma criatura obstinada e egoísta" que nada mais vê à sua frente do que a manutenção da posição social da sua família e fortuna. É petulante, fria e excessivamente caprichosa; a sogra que nenhum homem deseja ter.

 

No caso de "Sensibilidade e Bom Senso", a cena em que willoughby, na festa em Londres, "finge" não reconhecer imediatamente Marianne Dashwood e inclusivamente a trata com alguma frieza e distância também não me seduz nem um pouco. Acho que, pela primeira vez, vemos (porque já suspeitavamos) como esse jovem é desprovido de carácter e interesseiro.

 

Não posso deixar também de referir que em "Northanger Abbey" me irrita quando John Thorpe e a sua irmã Isabella seduzem Catherine Morland para um passeio quando esta já estava comprometida com os irmãos Tilney. Inclusivamente John Thorpe convence-a que os Tilney não vão cumprir o acordado porque os viu a dirigirem-se para outro sítio.

 

                                                                                                                                                  

             

 

Qual deles o mais irritante?

 

 

3 comentários

Comentar post